Correção do solo

0
126

Bruno Henrique Leite Gonçalvesbruno_lleite@hotmail.com

Adilson Pimentel Júnioradilson_pimentel@outlook.com

Aline Mendes de Sousa Gouveiaaline_mendes@fio.edu.br

Engenheiros agrônomos, doutores em Agronomia e professores – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio

Abacate – Crédito: Bruno Henrique

O abacateiro é muito exigente quanto à característica do solo, principalmente em matéria orgânica, que é fundamental para o desenvolvimento das raízes superficiais. Na adubação de plantio devem-se evitar produtos químicos com alto teor de acidez, pois podem queimar as raízes.

É recomendada a utilização de produtos orgânicos como (esterco de frango e bovino), torta de mamona e também termofosfato. Após o plantio, recomenda-se a adubação a cada 20 até 80 dias do plantio com nitrogênio, em doses pequenas e parceladas.

É de extrema importância, após o plantio das mudas, fazer um mulching de palhada ou cavaco para proteger o solo das altas temperaturas do sol. A conservação da umidade do solo também ajuda na reprodução dos microrganismos benéficos ao sistema radicular.

Abaixo do solo

O sistema radicular do abacateiro é bastante superficial. Mais de 70% fica na camada que se localiza até 100 cm de profundidade do solo. Os benefícios da matéria orgânica são muitos, principalmente pela multiplicação biológica de microrganismos benéficos, que ajudam a proteger o sistema radicular de patógenos.

Sendo assim, ocorre menor incidência de doença, principalmente a gomose.

Erros

Os erros mais frequentes são os manejos em “excessos e momento errado”, como por exemplo usar adubos salinos em grandes proporções, não fazer correção do solo, aplicação de biológicos no solo em meses errados (quando não há crescimento radicular).

O uso excessivo de defensivos torna o solo mais pobre, o que prejudica o cultivo de abacates. Portanto, há necessidade de melhorar as condições biológicas, físicas e orgânicas do solo.

Novidade

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.