Corteva lança soja Conkesta E3®

0
40
Crédito: Shutterstock

A Corteva Agriscience (NYSE: CTVA) anuncia hoje o lançamento da soja Conkesta E3® no Brasil, biotecnologia de ponta que além de tolerância a três herbicidas, oferece proteção contra as principais lagartas da cultura da soja. O produto integra o recém-lançado Sistema Enlist® (que também inclui as sementes de soja Enlist E3®) e estará disponível já na safra 2021/2022.

O produto representa uma inovação para os agricultores brasileiros por incorporar duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que oferecem ampla proteção contra importantes lagartas da cultura da soja (Proteção: Lagarta-da-soja, Lagarta-falsa-medideira, Lagarta-elasmo, Lagarta-das-maçãs e Lagarta-helicoverpa | Proteção moderada: Lagarta-preta e Lagarta-das-folhas), além de tolerância a três herbicidas (Glifosato, Glufosinato e 2,4-D Sal Colina), permitindo flexibilidade no manejo de gramíneas e plantas daninhas de folhas largas.

“Estamos muito felizes em oferecer uma opção de escolha para o produtor rural brasileiro. Agora, o Sistema Enlist® para a cultura da soja está completo, proporcionando simplicidade no manejo”, destaca Roberto Hun, Presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

Recentemente, a soja Conkesta E3® recebeu autorização de importação por parte da Comissão Europeia, permitindo assim que o grão cultivado no Brasil com a nova biotecnologia seja exportado para o mercado europeu. O produto também possui autorização em outros importantes mercados, incluindo a China. “A soja Conkesta E3® combina genética de alto desempenho ao manejo eficiente de plantas daninhas e lagartas, ampliando o potencial de produtividade dos agricultores”, destaca Christian Pflug, líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

Além da tolerância ao glifosato e glufosinato, a soja Conkesta E3® (assim como as sementes Enlist E3®, indicadas para realização do refúgio e no valor de R$136,15 por hectare – Tabela Agosto) é tolerante aos herbicidas do Sistema Enlist®: Enlist Colex-D® (novo 2,4-D sal colina) e Enlist Duo® Colex-D® (mistura pronta de 2,4-D sal colina + glifosato sal dimetilamina), que já estão sendo comercializados no Brasil e possuem uma excelente performance no campo. Outro ponto importante é a possibilidade de utilizar estes herbicidas também em pós-emergência das sementes de soja Enlist®. O novo 2,4-D sal colina, presente na formulação dos herbicidas do Sistema Enlist®, apresenta ultrabaixa volatilidade graças à sua baixa pressão de vapor.

A Corteva comercializará Conkesta E3® aos agricultores brasileiros pelo valor de R$ 171,52 por hectare (Tabela Agosto) e por duas vias:

·         Por meio de suas marcas proprietárias, Brevant®️ Sementes e Cordius® (marca de licenciamento de genética de soja).

·         Por meio do licenciamento da biotecnologia pela Brasmax, DonMario, Neogen, Nidera, NK e Stine.

A partir da safra 2022/2023, o produto também estará disponível na HO, TMG e na Pioneer®, marca global de sementes da Corteva e com um portfólio de produtos exclusivos.

O Sistema Enlist® é um exemplo do portfólio integrado da empresa, reunindo inovação em sementes, formulações químicas, manejo de plantas daninhas e insetos.

Enlist® Certo Com novas tecnologias surgindo no mercado é imprescindível que os agricultores adotem Boas Práticas Agrícolas para garantir a maior longevidade e eficácia das tecnologias. Para isso, dentro do Sistema Enlist® há o programa “Enlist® Certo”, voltado para técnicas de Boas Práticas Agrícolas no uso dos produtos, incluindo o processo de Refúgio, que a companhia entende ser tão importante e de responsabilidade de toda a cadeia – indústria, obtentores de genética, multiplicadores e também do agricultor. Todas as tecnologias da Corteva contam com orientações sobre sua correta utilização, além de passarem por rigorosos testes antes de serem aprovadas pelos órgãos regulatórios.