22.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCorteva lança websérie para auxiliar o cafeicultor

Corteva lança websérie para auxiliar o cafeicultor

Crédito Rehagro

Com o intuito de auxiliar o agricultor a minimizar riscos e enfrentar o impacto da geada na produção do café,a Corteva Agriscience lança uma websérie de quatro episódios com orientações práticas sobre o manejo do cafezal durante o período histórico de ocorrência de geadas no País. Os vídeos contam com a participação de Luis Guilherme Bergamin, gerente de Agronomia da Corteva.

O primeiro episódio destaca que é recomendado intervir o mínimo possível na lavoura nesta fase, retirar folhas e galhos deixa a planta mais exposta e o risco de uma nova geada pode ser ainda pior. É necessário esperar de 30 a 60 dias após a ocorrência da geada para avaliar a dimensão dos prejuízos. Além disso, quanto mais material for deixado para a próxima safra é melhor para a produtividade do cafezal.

O segundo capítulo informa que a decisão do que fazer deve ser tomada em função da magnitude da morte dos tecidos nas lavouras. Caso seja necessário fazer a poda, a regra é: quanto menos cortar, melhor. Também são detalhados os vários tipos de poda, de acordo com cada situação. Já o terceiro episódio explica o que é a geada e quando ela ocorre. Além do orvalho congelado na superfície, a geada causa o congelamento da água no interior da planta, destruindo as células, e a temperatura de dois graus celsius negativos é letal ao cafeeiro. Segundo o histórico desde 1890, a frequência de geadas muito severas, como essa, é vista a cada 30 anos. Severas, a cada seis anos, e moderadas, a cada três anos.

Por fim, o último episódio orienta como proceder no médio e longo prazos. Para evitar que a geada afete o cafezal, é preciso realizar o planejamento antes mesmo do plantio das mudas, levando em conta a região, o terreno e o tipo de vegetação. Também são apresentadas dicas de como evitar os riscos de geada nas lavouras de café.

A websérie completa está disponível no link:
https://www.corteva.com.br/produtos-e-servicos/linha-hortifruti/linha-cafe.html.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estação agrometeorológica fornece dados para tomada de decisões agrícolas no Leste do MS

Parceria viabiliza a instalação de estação agrometeorológica em Ivinhema, que está integrada a rede Guia Clima da Embrapa. Os dados climáticos estão disponíveis para...

Novas tecnologias na produção de ameixa

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Aminoácidos – A defesa natural do cafezal

Os aminoácidos são moléculas de características estruturais em comum, formados por um carbono central, quase sempre assimétrico, ligado a um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amino (NH2) e um átomo de hidrogênio. Além destas três estruturas, os aminoácidos apresentam um radical chamado genericamente de “R”, que diferencia os mesmos.

Setor sucroenergético do MS investe em nova variedade de cana de açúcar

Durante a programação pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da RIDESA/UFSCar apresentaram os resultados do Censo Varietal 2017/18, dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!