27.5 C
Uberlândia
quarta-feira, novembro 8, 2023
- Publicidade -
InícioDestaquesCrambe - opção para economia sustentável

Crambe – opção para economia sustentável

Crédito André Longen

Tania Barbosa Curado
Proprietária da Agronovas

O crambe é uma planta que tem vários atrativos para aqueles que possuem uma área livre e precisam melhorar o solo, pois atua como adubação verde, é uma excelente opção na rotação com a soja e tem mercado certo.
Trata-se de uma planta rústica, de fácil adaptação climática, a qual apresenta grande tolerância à seca, de desenvolvimento rápido, que pode ser cultivada após a colheita da soja, em substituição ou como alternativa ao milho safrinha.
O crambe não oferece grandes riscos, sejam financeiros ou de perdas na cultura, apresentando-se como alternativa rentável e um ganho potencial, por se tratar de uma planta que auxilia as safras principais, pois é uma excelente adubação verde.

Haja chuva, haja sol

Sustentável, o crambe não exige desmatamento algum, nem muita água para se desenvolver, inclusive o excesso de umidade pode matar a planta. Por isso, recomenda-se que seja plantado na safrinha, na época da seca, justamente quando não há chuvas no cerrado brasileiro por seis meses.
As raízes profundas do crambe descem em busca de água e acabam beneficiando o solo, descompactando-o, fosforizando-o e nitrogenando-o. A água é necessária apenas quando ele é semeado, em torno de 5 mm por pivô, até ele se estabelecer, com 20 dias. Assim, com as secas mundiais vivenciadas, ter um cultivo como o crambe pode ser muito benéfico.

Destino certo

Além disso, ele não é um alimento, como a soja e o milho. Ele é utilizado para bioquímica, com baixa emissão de carbono. Mas, ainda, assim, deixa o solo pronto para o cultivo subsequente, favorecendo a produtividade das lavouras e a cadeia alimentar como um todo.
Durante o cultivo de crambe não é preciso utilizar fertilizantes ou pesticidas. Mesmo em sua dessecação, são utilizados produtos biológicos, apenas. Ele possui glucosinolato, que repele qualquer tipo de praga, seja aquelas que atacam a soja, o feijão ou o milho. Ele é recomendado, inclusive, para que haja um controle sustentável dessas pragas.
Além disso, ele atrai insetos benéficos à autopolinização, como abelhas, favorecendo a sustentabilidade.

Rumo ao futuro

Sem pragas e doenças, sem gastos nutricionais e de fácil manejo, o crambe faz com que o planeta Terra seja melhor. Ele não é um alimento para competir com outros, mas favorece a produção alimentar, o solo, combate nematoides em áreas velhas, descansando o solo.
Além disso, podemos usá-lo na inclusão social da agricultura familiar e da mulher no campo, gerando mais renda a essa classe e a resposta para o climate change que nós estamos vivendo no mundo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Escolha de embalagens e impactos na cadeia

A escolha de embalagens sustentáveis é um passo importante para reduzir impactos na cadeia produtiva.

Soja com alta produtividade: mais rentável, mais sustentável

É sempre importante ter em mente que não basta produzir, é preciso ser sustentável.

Último dia do CBSementes é marcado pela realização de três simpósios simultâneos

Agricultura e floresta podem sim andar lado a lado “Sem florestas não há água, sem água não existe agricultura“, enfatiza a engenheira florestal Márcia Balistiero...

Nova tecnologia é a única solução aprovada pelo IBD para agricultura orgânica

  A Momentive acaba de lançar mais uma solução inovadora no mercado agrícola brasileiro: o Silwet* ECO, primeiro e único adjuvante aprovado pelo IBD, órgão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!