23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCRAS Agro lidera produção de óleo de amendoim

CRAS Agro lidera produção de óleo de amendoim

A empresa fechou 2023 na liderança nacional na exportação de óleo de amendoim, com mais de 27 mil toneladas comercializadas, alcançando 28,6% de market share, além de 42 mil toneladas de farelo de amendoim.

Foto: CRAS Agro

A CRAS Agro desponta como uma referência na produção de óleo bruto de amendoim, com uma trajetória marcada pela excelência e compromisso com a qualidade. Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro, revela que esta é a maior exportadora de óleo de amendoim do Brasil, dominando cerca de 30% do mercado. Com um olhar voltado para o mercado internacional, a empresa direciona 100% de sua produção para exportação.

Os principais destinos para o óleo bruto de amendoim produzido pela CRAS Agro são a China e a Itália, além de demandas isoladas para países da Europa, Estados Unidos, África do Sul e Austrália.

Rigoroso controle de qualidade

A empresa implementou um sistema de rastreabilidade que permite identificar a origem de cada lote de amendoim, desde o produtor até o seu esmagamento final. Além disso, todos os processos são parametrizados e submetidos a análises periódicas para garantir a excelência no padrão de qualidade.

O óleo bruto de amendoim produzido pela CRAS Agro não apenas se destaca pela sua qualidade, mas também pelos benefícios que oferece à saúde e nutrição. Rico em vitamina E, ômega 6, antioxidantes e ácido oleico, o óleo de amendoim é reconhecido por seus efeitos benéficos para o coração e sua capacidade de combater o colesterol ruim.

Além disso, possui o maior ponto de fumaça entre os óleos vegetais comerciais, atingindo até 237 graus, o que o torna ideal para cozinhar em altas temperaturas sem degradar nutrientes ou liberar radicais livres.

Contrariando alguns mitos, Ilton Nomura conta que o óleo de amendoim da CRAS Agro não deixa gosto nem odor de amendoim nos alimentos preparados, garantindo uma experiência culinária única. “Ainda há uso no setor cosmético e de estética, sendo utilizado para aplicações na pele e outros benefícios dermatológicos”, acrescenta.

Diferenciais

Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro
Foto: CRAS Agro

A produção do farelo de amendoim pela CRAS Agro, batizado CRAS 45, é um processo meticuloso que envolve o esmagamento do amendoim moído e cozido por prensagem mecânica.

Esse método resulta em um produto com mais de 45% de proteína bruta, além de conter um valor agregado de 6,0 a 8,0% de óleo, proporcionando maior energia na alimentação do rebanho e uma palatabilidade superior, o que se traduz em um ganho de peso mais rápido.

“O diferencial do farelo de amendoim CRAS 45 em relação aos concorrentes é sua excelente relação custo-benefício. Com um preço normalmente 10 a 25% menor que o farelo de soja, o CRAS 45 oferece uma qualidade nutricional superior, o que tem chamado a atenção dos criadores de gado em todo o Brasil”, garante o diretor industrial da empresa.

Garantia de qualidade e impacto nos resultados

Para garantir o alto padrão de qualidade do farelo de amendoim CRAS 45, a empresa adota medidas rigorosas em todas as etapas do processo produtivo. Desde a seleção das unidades de amendoim até a moagem e produção, são realizadas análises laboratoriais internas para garantir a excelência do produto.

Sem adição de produtos químicos, o processo mantém as propriedades nutritivas do amendoim nos níveis mais elevados, garantindo assim uma nutrição superior para os animais.

Foto: CRAS Agro

O investimento contínuo em estudos e pesquisas pela CRAS Agro potencializa ainda mais a utilização do farelo de amendoim CRAS 45 pelos clientes, proporcionando resultados excepcionais em comparação com os concorrentes diretos e indiretos.

Preparada para o que vier

A CRAS Agro é uma empresa com recente expansão e preparada para o futuro, buscando sempre novos mercados e interagindo de forma intensa com os seus clientes. No último ciclo, a CRAS AGRO dobrou a capacidade instalada da sua fábrica localizada em Itaju (SP), passando a ter potencial de produção 400 toneladas do produto por dia.

Atualmente, revela Ilton Nomura, novas tecnologias estão sendo incorporadas para proporcionar um melhor rendimento na produção: “em breve teremos novos investimentos que representarão um ganho de até 10% na produção de óleo de amendoim”, detalha.

Ainda segundo ele, a CRAS Agro é a empresa que mais investe em melhorar as condições dos produtores de amendoim. “Temos parcerias com os institutos de pesquisa IAC e Embrapa visando estimular projetos que proporcionem aos cultivares uma maior resistência às pragas, menor ciclo de produção, melhor adaptação ao clima seco e maior teor de óleo. Além disso, a CRAS Agro busca parceiros de áreas cultiváveis, insumos, financeiros que possam proporcionar maiores ganhos no cultivo de amendoim para o produtor rural e sempre incentiva boas práticas agrícolas e a sustentabilidade”, diz.

Produção de peso

Atualmente, a produção base da CRAS Agroindústria conta com 128 produtores diretos, em uma área que totaliza 12 mil hectares e que produz 55 mil toneladas de amendoim por safra.

A empresa fechou 2023 na liderança nacional na exportação de óleo de amendoim, com mais de 27 mil toneladas comercializadas, alcançando 28,6% de market share, além de 42 mil toneladas de farelo de amendoim.

ARTIGOS RELACIONADOS

Feira do Amendoim de Borborema 

De 28 a 30 de julho, em Borborema (SP).

Embrapa lança três cultivares de amendoim na Agrishow 2023

Produtores terão novas opções para aumentar a produtividade.

Mato Grosso recebe o 8º Fórum Brasileiro do Feijão

Faltam poucos dias para o maior encontro do setor de Pulses do Brasil. A 8ª edição do Fórum ...

Helicoverpa: Pulverização em baixa população e em lagartas pequenas

  José Fernando Grigolli Engenheiro agrônomo, mestre e pesquisador em Fitossanidade da Fundação MS   O maior medo dos produtores brasileiros, atualmente, se refere às lagartas “come tudo“....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!