Crédito para produtor rural

0
31
Produtores – Crédito: Shutterstock

A Indigo, startup do agronegócio que desenvolve inovações digitais para o setor, em parceria com a Captalys, responsável pela gestão e distribuição dos recursos, acaba de anunciar a chegada de seu mais novo investidor, o grupo suíço Julius Baer Family Office.  

O investimento será direcionado a operações de crédito por barter via Indigo Ag Finance (Indigo Safra). O produto simplifica o acesso a linhas de financiamento de sementes, biológicos e fertilizantes, para pagamento no prazo safra.  

Com o novo aporte, a Indigo passa a contar com um montante total em investimento superior a R$ 300 milhões. Desde 2019, ano de lançamento do Indigo Ag Finance, a empresa já havia recebido dois aportes do fundo Captalys. 

“Contar com a parceria de investidores como Julius Baer Family Office é fundamental para validar a nossa hipótese de que é possível conectar mais eficientemente produtores rurais do Brasil com novos investidores, facilitando o acesso a insumos e tecnologias inovadoras”, afirma Dario Maffei, CEO Latam da lndigo. Ainda segundo ele, até o final de 2021, a startup espera anunciar novas parcerias, já que o Indigo Ag Finance (Indigo Safra) tem despertado muito interesse de investidores do mercado financeiro tradicional. 

O modelo de negócio construído pela Indigo é a evolução do barter, pois simplifica o acesso ao financiamento, permitindo destinar o crédito recebido para compra, não só dos biológicos Indigo, mas também para compra de sementes e fertilizantes, dando flexibilidade para que o produtor escolha o fornecedor dos insumos e a trading de entrega dos grãos. Os negócios são garantidos por CPRs (Cédulas de Produto Rural). 

Desde 2019, a solução de barter da Indigo já foi utilizada para a compra de insumos, que auxiliaram o aumento da produtividade de mais de um milhão de hectares de plantações pelo Brasil.  

A ferramenta foi o primeiro produto estruturado e lançado pela empresa fora da matriz nos Estados Unidos e também está disponível na operação da startup na Argentina. Mais informações estão disponíveis no site da Indigo.

Sobre a Indigo  

A Indigo melhora a rentabilidade do produtor, a sustentabilidade ambiental e a saúde do consumidor, por meio do uso de microbiologia natural e tecnologias digitais.  

As descobertas científicas e as plataformas digitais da empresa beneficiam dezenas de milhares de produtores em milhões de hectares.  

Trabalhando em toda a cadeia de abastecimento, a Indigo está promovendo sua missão de aproveitar o poder da natureza, para ajudar os produtores a alimentar o planeta de forma sustentável.  

Em 2019, a Indigo promoveu o evento inaugural, chamado Beneficial Ag, entre stakeholders para cultivar uma comunidade crescente, em torno da noção de que a agricultura pode ser mais benéfica para as pessoas e o planeta, que serviu para o lançamento do Indigo Carbon – um programa que incentiva produtores a adotarem práticas de agricultura regenerativa, permitindo removerem o dióxido de carbono da atmosfera, melhorarem a saúde do solo e serem remunerados pela venda de créditos de carbono.  

Classificada em primeiro lugar na lista Disruptor 50 da CNBC em 2019, a Indigo Ag está sediada em Boston (Massachusetts, EUA), com escritórios adicionais em Memphis (Tennessee, EUA); Research Triangle Park (Carolina do Norte, EUA); América do Sul; e Basel (Suíça).