18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Lançamentos CropLife lança versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”

CropLife lança versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”

Foto: Divulgação

Trabalho celebra a contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro

O “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”, desenvolvido pela CropLife Brasil, acaba de ganhar uma versão especial, agora no idioma japonês. O trabalho, lançado pioneiramente pela associação em 2021, apresenta uma curadoria completa de dados sobre a agropecuária brasileira e informações que retratam a trajetória do agronegócio no País, baseada na ciência, com foco no desenvolvimento sustentável do setor.


“Esta nova edição do Atlas, que já possui versões em português e inglês, tem como principal objetivo celebrar a contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A atuação desses imigrantes foi decisiva para posicionar o Brasil como maior produtor e exportador de café para o mundo. Hoje, o País também lidera os rankings mundiais de produção e exportação de soja, açúcar e suco de laranja”, explica Christian Lohbauer, presidente executivo da CropLife Brasil e um dos idealizadores do material.
Mas a participação dos imigrantes japoneses não ficou restrita às lavouras de café. Alimentos como cebolinha, couve, pepino japonês, berinjela, acelga, caqui, ameixa, uva, pera e maçã foram difundidos pela população japonesa.


“Esses imigrantes revolucionaram a forma como se produzia no Brasil no início do século passado, criando um modelo de atividade que se desenvolveu no entorno das grandes cidades, facilitando o abastecimento dos grandes centros de consumo que começavam a nascer. Eles também foram fundamentais para a expansão das cooperativas no País, movimento que fortaleceu o agronegócio nacional e fomentou a produção diversificada de alimentos”, complementa o executivo.
Segundo Lohbauer, a produção do Atlas em japonês ainda visa reforçar os laços comerciais entre ambas as nações. “Atualmente, o Japão está entre os principais destinos das exportações brasileiras e é considerado o maior importador líquido de produtos alimentícios do mundo”, ressalta.


De acordo com as estatísticas de comércio exterior do Brasil (COMEX STAT), em 2021, foram exportados US$ 5,5 bilhões para o país. Já as exportações de produtos japoneses somaram US$ 5,2 bilhões. Entre os produtos brasileiros de maior consumo pelos japoneses está o milho, a carne de frango, o café e a soja.
Para conhecer a versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável” no idioma japonês basta acessar o site da associação. O material está dividido em quatro capítulos, “Brasil: Números, História e Instituições”; “Produção Agrícola Sustentável”; “Produção Agrícola e Impactos Socioambientais”; e “Segurança Alimentar Mundial”.


Sobre a CropLife Brasil


A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Agora, a CLB agrega em uma única plataforma a experiência e o histórico de associações que por décadas lideraram as discussões sobre inovação na agricultura.

Inicio Lançamentos CropLife lança versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”