26.6 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosCropLife lança versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”

CropLife lança versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”

Foto: Divulgação

Trabalho celebra a contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro

O “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável”, desenvolvido pela CropLife Brasil, acaba de ganhar uma versão especial, agora no idioma japonês. O trabalho, lançado pioneiramente pela associação em 2021, apresenta uma curadoria completa de dados sobre a agropecuária brasileira e informações que retratam a trajetória do agronegócio no País, baseada na ciência, com foco no desenvolvimento sustentável do setor.


“Esta nova edição do Atlas, que já possui versões em português e inglês, tem como principal objetivo celebrar a contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A atuação desses imigrantes foi decisiva para posicionar o Brasil como maior produtor e exportador de café para o mundo. Hoje, o País também lidera os rankings mundiais de produção e exportação de soja, açúcar e suco de laranja”, explica Christian Lohbauer, presidente executivo da CropLife Brasil e um dos idealizadores do material.
Mas a participação dos imigrantes japoneses não ficou restrita às lavouras de café. Alimentos como cebolinha, couve, pepino japonês, berinjela, acelga, caqui, ameixa, uva, pera e maçã foram difundidos pela população japonesa.


“Esses imigrantes revolucionaram a forma como se produzia no Brasil no início do século passado, criando um modelo de atividade que se desenvolveu no entorno das grandes cidades, facilitando o abastecimento dos grandes centros de consumo que começavam a nascer. Eles também foram fundamentais para a expansão das cooperativas no País, movimento que fortaleceu o agronegócio nacional e fomentou a produção diversificada de alimentos”, complementa o executivo.
Segundo Lohbauer, a produção do Atlas em japonês ainda visa reforçar os laços comerciais entre ambas as nações. “Atualmente, o Japão está entre os principais destinos das exportações brasileiras e é considerado o maior importador líquido de produtos alimentícios do mundo”, ressalta.


De acordo com as estatísticas de comércio exterior do Brasil (COMEX STAT), em 2021, foram exportados US$ 5,5 bilhões para o país. Já as exportações de produtos japoneses somaram US$ 5,2 bilhões. Entre os produtos brasileiros de maior consumo pelos japoneses está o milho, a carne de frango, o café e a soja.
Para conhecer a versão do “Atlas do Agronegócio Brasileiro: Uma Jornada Sustentável” no idioma japonês basta acessar o site da associação. O material está dividido em quatro capítulos, “Brasil: Números, História e Instituições”; “Produção Agrícola Sustentável”; “Produção Agrícola e Impactos Socioambientais”; e “Segurança Alimentar Mundial”.


Sobre a CropLife Brasil


A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Agora, a CLB agrega em uma única plataforma a experiência e o histórico de associações que por décadas lideraram as discussões sobre inovação na agricultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tendências para fertilizantes

No último dia 30, ocorreu o evento de lançamento do Outlook GlobalFert, apresentado ...

Inscrições abertas para maratona de inovação HackatAgro

O hackathon – que acontece de 25 a 27 de novembro – é destinado a estudantes, empreendedores, startups e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas no site www.hackatagro.com/desafio-seguranca-2022 até 24/11, às 23h59. 

Sistema adensado em banana aumenta produtividade

O cultivo de banana em sistema adensado contribui para aumentar a produtividade, chegando a 7,0 mil kg de banana da terra.

A implementação de Tecnologias na incorporação de Energias Limpas

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o Brasil obtém 83% de sua matriz elétrica de fontes renováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!