Cuidados e responsabilidades

0
11

Debora Kelli RochaEngenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) deborarocha.agro@gmail.com

Everson Reis Carvalhoeversoncarvalho@ufla.br

Raquel Maria de Oliveira Piresraquelmopires@ufla.br

Professores adjuntos e pesquisadores – UFLA

Colheita – Fotos: Shutterstock

Produzir sementes com qualidade e em quantidade é um desafio para o setor sementeiro, sendo todas as etapas de produção importantes para obtenção e manutenção dessa qualidade, até o momento da semeadura.

Dentre essas etapas, destaca-se o armazenamento de sementes, que tem por objetivo manter a qualidade construída em campo e lapidada no beneficiamento. O armazenamento requer planejamento e condições adequadas, pois tudo o que foi feito até então para alta qualidade, pode ser perdido se essa etapa for mal conduzida.

Conhecimentos básicos sobre fisiologia de sementes e dos fatores que podem afetar a qualidade das sementes antes e durante o armazenamento são essenciais, tanto no âmbito da produção de sementes quanto da comercialização e do usuário final (agricultor).

O caminho certo

A conservação da germinação e também do vigor de um lote de sementes está diretamente relacionada a alguns fatores, como: espécie, genótipos (cultivares/híbridos), qualidade inicial do lote, umidade das sementes, embalagem, condições e estruturas do ambiente de armazenamento (temperatura do galpão, controle de umidade relativa e ocorrência de pragas e patógenos).

Dentre os fatores citados anteriormente, destaca-se a qualidade inicial do lote de sementes, antes de serem armazenadas, uma vez que sementes com alto vigor no início do período de armazenamento tendem a tolerar melhor essa etapa e apresentar menor queda na qualidade.

A semente de soja, por exemplo, é suscetível a danos durante a colheita, secagem e beneficiamento que podem influenciar negativamente o potencial germinativo e o vigor das sementes no armazenamento.

Fatores como o conteúdo de água e a variabilidade genética influenciam na suscetibilidade das sementes a danos severos. Em muitos casos, esses danos não são suficientes para destruir as estruturas das sementes, mas o aparecimento de rachaduras que levam a anormalidades nas plântulas, maior suscetibilidade à ação de microrganismos e sensibilidade aos tratamentos químicos reduz a qualidade e o potencial de armazenamento dos lotes.

O teor de água das sementes está estritamente ligado à deterioração ao longo do armazenamento, devido à relação direta com o metabolismo, respiração e consumo de reservas. O armazenamento deve ser conduzido de forma a reduzir a intensidade desses fatores, por isso, baixos teores de água nas sementes, baixas temperaturas e umidade relativa do ambiente são consideradas as condições adequadas.

Influência da temperatura e da umidade

Tem-se, de modo geral, que para sementes ortodoxas, na faixa de 5,0 a 14% de teor de água das sementes, para cada 1% de redução no teor de água, dobra-se a viabilidade das sementes. De maneira similar, no intervalo de 0 a 40°C, a redução de 5,5°C na temperatura do ambiente, também duplica a viabilidade.

Preconiza-se como condição adequada de armazenamento que a soma entre a temperatura (T°C) e a umidade relativa do ambiente (UR%) seja menor que 55,5. Mas, vale salientar que essas são considerações gerais médias, uma vez que as especificidades das espécies, dos perfis do lote, da viabilidade econômica e das condições climáticas das regiões durante o armazenamento devem ser consideradas.

Sementes com 11 a 13% de água, dependendo da espécie, apresentam processo respiratório mais baixo durante o armazenamento. À medida que os teores de água aumentam, a respiração também aumenta consideravelmente, acelerando o metabolismo, consumo de reservas e o processo de deterioração. Por isso, a secagem até níveis adequados antes do armazenamento se faz necessária a para a manutenção da qualidade inicial sementes.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.