28.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiCuidados no manejo do mulching

Cuidados no manejo do mulching

Nelson M. IIdaGestor Agroflex e Plasticultura BRnelson@plasticulturabr.com.br

É sabido que, a cada ano, cada vez menos temos incidência de chuvas satisfatórias e há muita falta para as irrigações, mesmo que por gotejo. Assim, a aplicação de mulching Avanti possibilita economia de até 70% em água em regiões muito secas, com solos arenosos. Em solos normais, a economia média é de 30 a 50%, um item muito importante.

Outra grande vantagem é com relação ao melhor aproveitamento dos fertilizantes, pois o mulching Avanti evitará a lixiviação, deixando disponíveis os nutrientes para as brássicas. Além disso, não deixa o solo compactado, pois quando isso ocorre dificulta o desenvolvimento das plantas.

Quando não aplicado o mulching Avanti, a competição com ervas daninhas é relevante, dificultando as capinas, devido ao espaçamento das brássicas. Além disso, não se encontra mão de obra suficiente para esse manejo.

A Agroflex disponibiliza o mulching Avanti nas medidas de 1,00 m até 1,80 m de largura, permitindo que o produtor utilize no espaçamento desejável e que melhor se adapta ao seu plantio.

É bom lembrar que, após iniciar o uso de mulching Avanti, seu plantio nunca mais será o mesmo. A facilidade é imensa, a praticidade e economia irão favorecer muito o cultivo, assim como a produtividade, pois dificilmente haverá perda de plantas, que terão umidade suficiente.

Ainda, como entraremos em épocas de maior temperatura, o ideal é utilizar os mulching de dupla face Preto & Branco, mas sempre deixe a parte branca para cima. O preto evitará que as ervas daninhas apareçam e façam competição com as brássicas e a parte branca manterá o clima fresco e favorável, assim como contribuirá para ofuscar a visão dos vetores, auxiliando no seu controle.

ARTIGOS RELACIONADOS

Podridão abacaxi deixa produtores de cana em alerta

Roberto Giacomini Chapola Engenheiro agrônomo, fitopatologista do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar " PMGCA/UFSCar/RIDESA chapola@cca.ufscar.br   Causada por Ceratocystis paradoxa, a podridão abacaxi é uma doença fúngica...

Green Has apresenta novo aplicativo no Seminário Nacional do Tomate

A tecnologia visa auxiliar o produtor quanto à nutrição da tomaticultura Pelo terceiro ano a Green Has do Brasil participará do Seminário Nacional do Tomate,...

Fertilizantes à base de algas aumentam potencial produtivo de frutas e hortaliças

  Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS douglas.marques@unifenas.br Hudson Carvalho Bianchini Professor de Fertilidade do Solo da Universidade José...

Solução inteligente e sustentável para irrigar a lavoura de café

  Aldair José Ribeiro Engenheiro agrônomo - Fazenda Platô Azul, Tiros (MG) Cláudio Pagotto Ronchi Engenheiro agrônomo e professor UFV " Campus Florestal claudiopagotto@yahoo.com.br   Cada vez mais a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!