25.9 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiCuidados no manejo do mulching

Cuidados no manejo do mulching

Nelson M. IIdaGestor Agroflex e Plasticultura BRnelson@plasticulturabr.com.br

É sabido que, a cada ano, cada vez menos temos incidência de chuvas satisfatórias e há muita falta para as irrigações, mesmo que por gotejo. Assim, a aplicação de mulching Avanti possibilita economia de até 70% em água em regiões muito secas, com solos arenosos. Em solos normais, a economia média é de 30 a 50%, um item muito importante.

Outra grande vantagem é com relação ao melhor aproveitamento dos fertilizantes, pois o mulching Avanti evitará a lixiviação, deixando disponíveis os nutrientes para as brássicas. Além disso, não deixa o solo compactado, pois quando isso ocorre dificulta o desenvolvimento das plantas.

Quando não aplicado o mulching Avanti, a competição com ervas daninhas é relevante, dificultando as capinas, devido ao espaçamento das brássicas. Além disso, não se encontra mão de obra suficiente para esse manejo.

A Agroflex disponibiliza o mulching Avanti nas medidas de 1,00 m até 1,80 m de largura, permitindo que o produtor utilize no espaçamento desejável e que melhor se adapta ao seu plantio.

É bom lembrar que, após iniciar o uso de mulching Avanti, seu plantio nunca mais será o mesmo. A facilidade é imensa, a praticidade e economia irão favorecer muito o cultivo, assim como a produtividade, pois dificilmente haverá perda de plantas, que terão umidade suficiente.

Ainda, como entraremos em épocas de maior temperatura, o ideal é utilizar os mulching de dupla face Preto & Branco, mas sempre deixe a parte branca para cima. O preto evitará que as ervas daninhas apareçam e façam competição com as brássicas e a parte branca manterá o clima fresco e favorável, assim como contribuirá para ofuscar a visão dos vetores, auxiliando no seu controle.

ARTIGOS RELACIONADOS

Energia solar – Excelente opção para propriedades rurais

A energia solar instalada na fazenda pode promover a redução de mais de 90% na conta de energia e, dessa forma, minimizar os riscos associados à qualidade do fornecimento, uma vez que, diante de uma energização ainda muito precária na maioria das zonas rurais, o produtor rural sofre constantemente com a perdas decorrentes do fornecimento de energia instável. Portanto, vamos destacar que vale a pena investir nessa tecnologia, pois paga o investimento rápido e reduz os gastos

Outorga de água, um tema que traz muitas dúvidas

Segundo a Constituição, as riquezas que estão no solo pertencem à União. Quem quiser explorar precisa de licença.

Filmes: Qual o ideal para a tomaticultura?

Autores Rhaiana Oliveira de Aviz rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com Natalia Nayale Freitas Barroso nataliaff.agro@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Fabiana das Chagas Gomes Silva fabianachagasfa@gmail.com Graduandas em...

Espécies de açaí e locais de adaptação da planta

Aurélio Herraiz Engenheiro agrônomo e mestrando no MPGAP-INPA aurelio.herraiz@ifam.edu.br Gleiciano Vales Mendes Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Administração pela UFAM   O açaí, seja ele a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!