18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Cuidados no manejo do mulching

Cuidados no manejo do mulching

Nelson M. IIdaGestor Agroflex e Plasticultura BRnelson@plasticulturabr.com.br

É sabido que, a cada ano, cada vez menos temos incidência de chuvas satisfatórias e há muita falta para as irrigações, mesmo que por gotejo. Assim, a aplicação de mulching Avanti possibilita economia de até 70% em água em regiões muito secas, com solos arenosos. Em solos normais, a economia média é de 30 a 50%, um item muito importante.

Outra grande vantagem é com relação ao melhor aproveitamento dos fertilizantes, pois o mulching Avanti evitará a lixiviação, deixando disponíveis os nutrientes para as brássicas. Além disso, não deixa o solo compactado, pois quando isso ocorre dificulta o desenvolvimento das plantas.

Quando não aplicado o mulching Avanti, a competição com ervas daninhas é relevante, dificultando as capinas, devido ao espaçamento das brássicas. Além disso, não se encontra mão de obra suficiente para esse manejo.

A Agroflex disponibiliza o mulching Avanti nas medidas de 1,00 m até 1,80 m de largura, permitindo que o produtor utilize no espaçamento desejável e que melhor se adapta ao seu plantio.

É bom lembrar que, após iniciar o uso de mulching Avanti, seu plantio nunca mais será o mesmo. A facilidade é imensa, a praticidade e economia irão favorecer muito o cultivo, assim como a produtividade, pois dificilmente haverá perda de plantas, que terão umidade suficiente.

Ainda, como entraremos em épocas de maior temperatura, o ideal é utilizar os mulching de dupla face Preto & Branco, mas sempre deixe a parte branca para cima. O preto evitará que as ervas daninhas apareçam e façam competição com as brássicas e a parte branca manterá o clima fresco e favorável, assim como contribuirá para ofuscar a visão dos vetores, auxiliando no seu controle.

Inicio Revistas Hortifrúti Cuidados no manejo do mulching