23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Cultivo de beterraba - Por onde começar?

Cultivo de beterraba – Por onde começar?

Caroline Reyes

Engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças

caroline.reyes@embrapa.br

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A beterraba pode ser cultivada o ano todo, porém,seu desenvolvimento pode ser mais ou menos demorado, dependendo da região e época de plantio. A tendência é sempre ter um ciclo mais longo no inverno em função das horas de luz que a planta necessita. Porém, como a planta é de origem de clima temperado, a qualidade do produto tende a ser melhor em regiões com a temperatura mais amena, ou locais mais altos. Temperaturas entre 15 e 25ºC são os limites ideais, porém a planta produz até 35ºC.

Períodosindicados para o cultivo da beterraba

Atualmente, temos cultivares adaptadas para todas as regiões do Brasil. Devem-se respeitar as indicações de cada uma, seguindo as orientações que vêm na embalagem do produto, quando se adquirem as sementes, quanto à época de plantio, espaçamento, adubação e tratos culturais, de forma que se possa obter o melhor desempenho desses materiais.

Atenção

Como dito, a beterraba é originalmente de clima temperado, e o frio é necessário para o desenvolvimento do pendão floral para a produção de sementes, quando o ciclo reprodutivo é de interesse.

O excesso de calor e chuvas promove o aparecimento de doenças fúngicas e afeta a coloração interna, quando os anéis ficam mais claros, afetando o aspecto comercial do produto.

Portanto, devem-se buscar cultivares adaptadas à  região onde se pretende produzir, respeitando as épocas de plantio e os tratos culturais indicados, pois só assim não aparecerão anomalias fisiológicas que comprometam a produção.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Cultivo de beterraba - Por onde começar?