Cultivo indoor e microverdes são destaque em evento de hidroponia

Exposições, palestras, momentos técnicos e encontros em geral estão previstos na programação.

0
256

O próximo evento de hidroponia já tem data e local. Nos dias 15 e 16 de setembro, acontece em Ingleses, Florianópolis o XIII ENCONTRO E V SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE HIDROPONIA.

Uma das atrações mais esperadas pelos participantes do evento é o painel que trata sobre dois assuntos que estão em alta. Duas tecnologias relativamente novas, tanto o indoor, que é o cultivo controlado quanto microverdes, com respostas muito interessantes a esta demanda por alimentos de qualidade, mais nutritivos, com alta qualidade nutricional e sanitários.

O painel (16/09, das 8h45 às 10h) será conduzido pelos pesquisador Ítalo Moraes Rocha Guedes, da Embrapa Hortaliças e pela Profa. Dra. Simone da Costa Mello, da ESALQ. Ambos desenvolvem pesquisas sobre fazendas verticais, estudos de viabilidade econômica de produção comercial de microverdes, soluções para horticultura urbana, novas tendências do mercado, lacunas e disponibilidade de tecnologias para produção.

Conversamos com Ítalo, que está contando os dias para o evento. “Este é o terceiro que eu participo e o formato é extremamente interessante, com o contato muito próximo da pesquisa, produção e indústria. É um dos eventos que mais permite encontros entre os participantes.”

O pesquisador comentou ainda sobre a evolução deste ramo da horticultura, sendo que há 5 anos não havia praticamente nenhuma empresa que trabalhasse com automação de hidroponia, hoje são mais de cinco já com estudos em andamento com a Embrapa, sem contar todas as demais, presentes no mercado, como vemos em feiras do setor, como a Hortitec. Estufas, containers, bio insumos, com nanotecnologia, substratos, iluminação, adubos e outros insumos tradicionais.

“Este é um setor que cresce de forma impressionante. O brasil era consumidor de tecnologia ligada a hidroponia, hoje empresas brasileiras entrando em produção de outros países mexicano e espanhol, que são tradicionais exportando tecnologias…” afirma  Ítalo.

Mais sobre o evento

Exposições, palestras, momentos técnicos e encontros em geral estão previstos na programação, permitindo essa troca entre pesquisa, extensão e percepções da demanda e fornecedores. Clique aqui para conhecer a programação completa.

Os microverdes, que são uma das atrações do evento serão de empresas locais, como a Fazendas Bioma e Cultindoors

Microverdes de cebola, repolho roxo e rabanete da Fazendas Bioma
Microverdes da Fazendas Bioma em supermercado de Florianópolis/SC
Microverdes de girassol, rúcula, repolho roxo, coentro, manjericão roxo e verde da Cultindoors.
Apresentação dos microverdes da Cultindoors

Para conhecer as diferentes variedades de microverdes disponíveis no mercado, acesse o site da ISLA, especialista em microverdes.

Saiba mais sobre os microverdes e dicas de como produzir clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!