Curso traz noções básicas sobre engenharia de avaliações aplicada às propriedades rurais no Brasil com base nas normas da ABNT

0
19
Divulgação

De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulgados em março deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021. Diante deste cenário, o Ibape/SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, promove o curso “Avaliação de Propriedades Rurais”, marcado para acontecer presencialmente nos dias 20, 21 e 22 de junho, na sede do Instituto.

O último censo do IBGE, aponta que, com território de 851,487 milhões de hectares (ha), o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de ha, ou seja, cerca de 41% da área total do país. Neste sentido, a atualização surge como um diferencial de carreira que pode ampliar a atuação de profissionais que trabalham com engenharia de avaliações e que pretendem atualizar ou reciclar seus conhecimentos sobre a matéria.

O conteúdo será conduzido pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Rossi de Camargo Lima e contempla algumas das técnicas mais utilizadas para identificação do valor de propriedades rurais com base nas normas para avaliação de bens: ABNT NBR 14.653-1, 14.653-3 e 14.653-4. 

Além disso, serão apresentados métodos para avaliação de imóveis rurais considerando o tratamento por fatores e o tratamento científico (regressão linear), identificando o valor dos componentes das fazendas como um conjunto único ou isoladamente em terras, produções vegetais, construções e instalações, máquinas e equipamentos, semoventes e recursos naturais.

O Ibape ressalta que esta é a última oportunidade para conferir o curso “Avaliação de Propriedades Rurais” sob condução do professor Marcelo Rossi de Camargo Lima que atua no mercado há mais de trinta anos com engenharia de avaliações (este será o 196º curso que ele ministrará).