23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Mercado Dados estatísticos precisos para previsão de safra

Dados estatísticos precisos para previsão de safra

Nelson Carvalhares, conselheiro do Cecafé e ex-presidente da instituição

O conselheiro do Cecafé e ex-presidente da instituição, Nelson Carvalhares, afirmou que o Brasil precisa estudar com mais atenção sua estatística de produção para as próximas safras. Carvalhaes esteve presente nesta terça-feira durante a abertura da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura. Segundo o especialista, os dados da previsão para a safra 2022/23 variam muito de uma instituição para outra. “Os números divulgados estão entre 47 a 65 mi de sacas. O que é uma diferença muito grande. Por isso, devemos investir pesado para saber com mais precisão o quanto vamos produzir na próxima safra e o quanto podemos exportar da nossa produção”, explica, dizendo que o Brasil mantém 40% do mercado global do produto.

Mesmo diante de fenômenos naturais, como a geada do sul de Minas, que possibilitou uma safra abaixo da esperada, não vai faltar café. “Possuímos estoques suficientes para manter o mercado do grão. Além do Brasil, 50 outros países produzem café no mundo, mas a situação não é folgada e a produção precisa aumentar”.

O especialista explica que o consumo do produto cresce a cada ano e que a produção brasileira deve atingir nos próximos anos cerca de 70 mi de sacas para continuar atendendo as demandas do mercado. “O consumo vem crescendo principalmente em países europeus”.

Impacto da guerra – A invasão russa à Ucrânia afeta a economia do Brasil e consequentemente o mercado de café. Carvalhaes explica que o preço do café arábica acompanha a bolsa de Nova Iorque e o robusta a de Londres. “A queda nas principais bolsas do mundo e a valorização do real perante o dólar influenciaram diretamente nos preços, sem contar com os fundamentos da safra, estoques e insumos”.

A guerra é um fato isolado, mas que gera impactos consideráveis na vida de todos. O brasileiro já sente tais impactos na alta da inflação e também da energia elétrica e dos combustíveis. “É muito triste ver um cenário como este depois de sofrermos com o desafio de enfrentar um vírus e consequentemente a pandemia que mexeu com a vida da população mundial”, finaliza.

A Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, o 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil.

A feira é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação e palestras. Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.  

Inicio Mercado Dados estatísticos precisos para previsão de safra