21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDatabac: plataforma de serviços com o mais completo mapeamento do solo brasileiro

Databac: plataforma de serviços com o mais completo mapeamento do solo brasileiro

Divulgação

Após anos de coleta de dados, a SUPERBAC, detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, passa a disponibilizar ao agricultor uma plataforma de serviços em análises biológicas de solo composta por microbiomas e BioAS. Os microbiomas são analisados através do novo Databac, uma ferramenta que permite acesso a um banco de informações considerado como um mapa de microbiomas do solo brasileiro. Ele gera soluções que permitem ajustes no manejo que são capazes de alavancar a produção agrícola nas principais regiões do país, impulsionando os negócios de pequenos a grandes agricultores

O Databac usa como referência o Smartdata, um banco de dados próprio e calibrado com as necessidades e as condições do solo brasileiro, que permitirá que a Superbac inclua em seu pipeline de inovação a criação de soluções sob medida (tailor made) para cada cultura e região agrícola, e, até mesmo, para cada área dentro de uma mesma propriedade rural.

O banco de dados Smartdata reúne amostras de mais de 200 cidades brasileiras – dos 12 principais estados produtores em culturas como soja, milho, cana, café e trigo. A solução permite o mais perfeito ajuste às condições específicas do solo brasileiro, oferecendo uma análise completa de fungos, bactérias e enzimas. Traça também um comparativo com a produção nacional, com leituras mais próximas da sua realidade, facilitando a avaliação da qualidade do solo e comparando-o com mais de 1000 microbiomas.

Foram mapeadas mais de 100 mil sequências de DNA de bactérias em milhares de análises de microbiomas em solos do país, além de 6 mil análises de fertilidade e 1,4 mil de enzimas do solo em uma iniciativa inédita de um projeto biotecnológico brasileiro.

“Este é um levantamento muito amplo do perfil de solos do Brasil que integra microbiomas com fertilidade. Trata-se de uma iniciativa pioneira, iniciada há cinco anos e que continuará a ser ampliada para mais regiões do país”, explica Leonardo Alves, doutor em Genética e Biologia Molecular, um dos responsáveis pelas pesquisas do Smartdata. “Ao receber os dados o produtor poderá integrá-los na sua estratégia de condução da lavoura, com a segurança de informações científicas e extremamente confiáveis”, ressalta Alves.

A plataforma da Superbac também disponibiliza as bioanálises de solo – o BioAS. Desenvolvido pela Embrapa – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, este programa tem o objetivo de medir enzimas e fertilidade que juntas geram índices de qualidade do solo. Há mais de duas décadas desenvolvendo soluções biotecnológicas de alta performance, a Superbac é uma das 10 instituições do Brasil qualificadas oficialmente para oferecer este serviço que é coordenado e promovido pela respeitada instituição pública de pesquisas.

Mais informações sobre o Databac em: https://www.superbac.com.br/databac/

ARTIGOS RELACIONADOS

Milho resistente às pragas

Um método integrante do MIP fortemente recomendado é o manejo varietal, que se refere ao uso de plantas resistentes às pragas.

Quais as formas de cultivar morango?

O morango é, talvez, uma das frutas mais populares, usado na confeitaria e conhecido como a fruta dos enamorados. Mas além de famoso, bonito e saboroso,...

Manejo de produção da couve-manteiga

A couve-manteiga (Brassica oleracea L. acephala) traz um bom retorno econômico ao produtor rural e até mesmo para aqueles que têm pouca experiência com plantios, pois pode ser cultivada em hortas caseiras ou vasos/jardineiras, pela fácil condução e manejo, assim como baixo custo para a instalação.

Como garantir uma boa produtividade das cenouras?

Cláudio Carvalho Ottoni é produtor de cenouras na fazenda São Pedro, localizada na cidade de Uberaba (MG), onde ele produz uma média de duas mil caixas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!