23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosDeficiência de boro - Mudas de café não podem pagar o preço

Deficiência de boro – Mudas de café não podem pagar o preço

Luís Paulo Benetti Mantoan

Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP

Carla Verônica Corrêa

cvcorrea1509@gmail.com

Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal – UNESP

Crédito Viveiro Monte Alegre

O boro é um elemento químico que aparece na tabela periódica sendo representado pelo símbolo (B). O mesmo é classificado como semimetal por possuir apenas algumas das características para que um elemento seja considerado um metal.

Entre as características típicas do elemento boro estão a baixa condutividade elétrica, alta resistência à tração, assemelhando-se ao carbono na capacidade de realizar ligações covalentes e apresentar propriedades lubrificantes semelhantes à grafite.

Na crosta terrestre, o boro é considerado relativamente raro, cerca de 0,001%. Contudo, é comum em locais onde existe ou já existiu atividade vulcânica. Na natureza este elemento não ocorre na forma pura, mas pode ser encontrado associado a outros elementos formando minerais como o bórax (Na2B4O7), kernita (Na2B4O6(OH)2), ulexita (NaCaB5O6) e a colemanita (Ca2B6O11), sendo que as maiores reservas destes minerais estão na Turquia. Além da forma mineral, o boro também pode ser encontrado no solo associado à matéria orgânica, que é liberada à medida que o processo de decomposição libera o boro preso para que seja novamente absorvido pelas plantas na forma de ácido bórico.

 

Atuação

Mudas de qualidade é essencial para o sucesso da lavoura cafeeira – Crédito Viveiro Monte Alegre

Apesar da reconhecida essencialidade do boro como micronutriente nas plantas, pouco se sabe sobre como este elemento atua. Entretanto, a função mais conhecida do boro nas plantas é a de componente estrutural da parede celular.

No interior da planta, o boro ocorre na forma de ácido bórico, e no ânion borato tais substâncias reagem com pectinas presentes na parede celular, formando complexos estruturais que conferem estabilidade à parede celular, local onde é encontrada a maior parte deste elemento no corpo da planta (80-90%).

Além disso, também existem relatos de que o boro pode atuar na integridade e função da membrana plasmática, uma vez que estudos realizados em raízes de milho identificaram proteínas de membrana associadas ao boro, porém, a função destas proteínas permanece desconhecida.

O boro é importante para o crescimento da planta – Crédito Ana Maria Diniz

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reguladores vegetais na propagação de frutíferas

Reguladores de crescimento são compostos químicos de origem sintética que influenciam no desenvolvimento dos vegetais (Taiz & Zeiger, 2013). Além de sua utilização em fruticultura (Hawerroth et al., 2016), são também utilizados em outras áreas da agricultura, como na produção de plantas ornamentais, pois sua utilização antecipa a produção comercial dessas espécies, no manejo de plantas forrageiras, servem como ferramenta de manejo com o objetivo de aumentar a produção, aperfeiçoar e potencializar o desenvolvimento inicial das plantas com a superação da dormência de sementes e enraizamento (Almeida et al., 2015).

Benefícios das mudas produzidas em tubetes

  O sucesso no plantio depende da qualidade da muda que é levada para o campo. A produção de mudas de café pode ser feita...

Cafeicultores precisam de planejamento financeiro

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), estima que o preço do café que chegará ...

Manejo da adubação potássica em cafeeiro em produção

Renato Passos Brandão Engº Agrônomo, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela UFLA e Gestor Agronômico da Bio Soja Rafael Bianco Roxo Rodrigues Estagiário do Deptº Agronômico...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!