Delivery do agro: plataforma oferece “lista de compras” aos produtores rurais

0
14
campo
Créditos Pixabay

O trabalho no campo é multitarefa. Além das responsabilidades agrícolas, o produtor rural também precisa cuidar da casa onde mora com a família e, entre outras funções, da compra dos insumos para o plantio. Embora esta última ação ainda ocorra presencialmente, com o deslocamento do produtor rural até uma agropecuária – ou várias, no caso de pesquisa de preço – ou quando ele recebe a visita de técnicos agrícolas, a tecnologia vem encurtando distâncias. (Conheça o “delivery do agro” durante o artigo)

Comprar produtos sem sair de casa, por exemplo, não é mais cena de filme futurista ou apenas algo exclusivo de itens básicos do delivery. Na plataforma da Insumo Agrícola, agrotech que coloca agricultores em contato direto com fornecedores, é possível fazer, de graça, uma lista de compras em menos de cinco minutos. Bastam alguns cliques para que o produtor solicite seu pedido para a compra de fertilizantes, defensivos e sementes, itens disponíveis na agrotech.

LEIA TAMBÉM:

“À medida que o pai, dono da fazenda, vai passando a gestão para o filho, que é mais moderno, talvez já com algum curso universitário, essa tecnologia vai entrando cada vez mais na rotina da fazenda. Há também os produtores que já vêm utilizando o sistema, por entenderem que é vantajoso”, comenta Luca Olsen, CFO da Insumo Agrícola. O uso da solução aumenta a chance de bons negócios para os produtores, já que permite a comparação de preços, negociação direta com o fornecedor e o recebimento de diversos orçamentos.

“É muito mais simples do que ir de loja em loja, buscando o melhor preço, item por item. Pela plataforma, o produtor tem a chance de [encontrar] diferentes fornecedores de todo o Brasil que poderão entregar [o produto] para ele”, explica Olsen. A lista de compras está disponível no site da Insumo Agrícola, de fácil navegação no computador, notebook e celular. O produtor pode inserir a forma/prazo de pagamento e urgência da resposta da cotação. Também, pode descrever as características do produto, fazer observações em aba específica para isso. Basta preencher alguns dados pessoais para receber as devolutivas e pronto: tudo isso em menos de cinco minutos. “A grande vantagem é que ele pode fazer vários pedidos e receber orçamentos de diferentes fornecedores, pode comparar preços e escolher a melhor opção”. O produtor consegue receber os produtos na porteira de sua fazenda ou pode retirar a compra no galpão do fabricante.

O agronegócio brasileiro movimenta aproximadamente R$ 1 trilhão ao ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solução de pedido de compra é simples e ao mesmo tempo é inovadora, já que faz com que as famílias que gerem as propriedades abram a mente, o coração e a porteira, para novas experiências. “A ideia é otimizar o tempo e ajudar na gestão”, diz o CFO.