24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDesafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB

O desafio já conta com mais de 5.400 inscrições e reforça a superação do campo

Iniciativa do CESB registrou 5.400 inscrições, um número importantíssimo em ano com fortes adversidades para produtores rurais e consultores

São Paulo, março de 2022 – O sojicultor brasileiro enfrentou uma safra de grande superação, com intensas particularidades, desde a programação inicial até a colheita.  Destaque para os custos dos insumos muito superiores ao esperado e a escassez de chuva na Região Sul, que impactou falhas na germinação, abortamento de flores, pouco enchimento e má qualidade de grãos.

Apesar desse cenário adverso, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja Safra 21/22, organizado pelo CESB, teve forte adesão de sojicultores e consultores de várias regiões brasileiras, totalizando pouco mais de 5.400 inscrições.

De acordo com Veranice Borges, coordenadora técnica do CESB, os produtores mostraram grande resiliência, realizaram replantios e redobraram a atenção em relação ao manejo para reduzir os custos de produção.

“Nesta safra, mais do que nunca, os produtores, consultores e patrocinadores mostraram confiança e entusiasmo com o Desafio de Máxima Produtividade do CESB. Já estamos na fase da realização das auditorias das áreas inscritas, momento em que o CESB vai a campo checar e validar informações do sistema produtivo, e aferir a produtividade. Ficamos honrados em poder incentivar essa cadeia produtiva e estamos nos preparando para reconhecer os produtores e consultores campeões dessa safra”, acrescenta.

Leonardo Sologuren, presidente do CESB, observa que o Desafio se firma ano a ano como uma real oportunidade para o agronegócio brasileiro utilizar ainda mais práticas sustentáveis de excelência no cultivo de soja, além de incentivar o compartilhamento de informações entre os agentes de todo o sistema produtivo.

“Essa empreitada ajuda os produtores a encontrarem maneiras de obter crescimento da produção de forma vertical, ou seja, visando o aumento da produtividade, de forma sólida, sustentável e rentável”, pontua.

Regiões – A região Sul, que historicamente tem uma maior atuação no Desafio, representou 52,5% das inscrições, seguida pela Região Centro Oeste, com 19,5 %.

As regiões Norte e Nordeste registraram um aumento expressivo no número de inscritos, com 16,7 % e 7,2%, respectivamente, em relação ao desafio anterior.

A coordenadora técnica do CESB observa que esse crescimento mostra que as ações realizadas pelo CESB no Norte e Nordeste têm sido extremamente efetivas. “O CESB irá, por exemplo, reconhecer separadamente os produtores e consultores campeões das regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de destacar a potencialidade e os esforços locais”.

Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja

A revelação dos campeões do Desafio CESB acontece em junho, durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja. Na ocasião, serão revelados os cases de todos os produtores e consultores que alcançaram as maiores marcas de produtividade do Brasil, com o intuito de compartilhar informações preciosas para os sojicultores que desejarem elevar os seus patamares nas próximas safras. “Isso faz parte da filosofia do CESB, que é levar dados auditados que mostrem para todos os sojicultores como ajudar a elevar a média nacional com rentabilidade e sustentabilidade”, relata Luiz Silva, Diretor Executivo da organização.

O CESB foi criado com o objetivo de oferecer um ambiente regional e nacional que estimule sojicultores e consultores técnicos a desafiar seus conhecimentos incentivando  o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras. O CESB é composto por 19 membros e 30 entidades patrocinadoras: BASF, BAYER, SYNGENTA, UPL, FMC, JACTO, Mosaic, Superbac, Corteva, Elevagro, Eurochem Fertilizantes, ICL, ATTO Sementes, Stoller, Timac Agro, Brasmax, Stara, Datafarm, Somar Serviços Agro, Ubyfol, Fortgreen, KWS, Yara, Sumitomo Chemical, FT sementes, Biotrop, Koppert, Massey Ferguson e IBRA. 

Além do tradicional Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, o CESB realiza uma série de outras ações que visam o incremento da produtividade média da sojicultura nacional de maneira sustentável e rentável para seus participantes e sociedade. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtividade da soja x aplicação de bioestimulantes

A soja é a principal cultura de grãos no Brasil e tem sido verificado um constante aumento no ...

Tecnologia no campo é a chave para aumentar a produtividade da nova safra de grãos

Produtores cada vez mais contam com ferramentas digitais que auxiliam na tomada de decisões e geram informações durante todo o período de safra.

Brevant® lança híbridos de milho safrinha

A Brevant Sementes, marca da Corteva Agriscience, lançou cinco novos híbridos de milho safrinha.

Plantas daninhas provocam queda de produtividade florestal

Nenhuma planta, cultivada ou não, tem todo o seu potencial produtivo extraído a campo. Invariavelmente ocorrem perdas de produtividade, e estas se devem a inúmeros fatores, os quais o produtor não consegue controlar (precipitação, temperatura, fotoperíodo, radiação incidente, vento, granizo, etc.),

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!