27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasDesafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja - Safra 2014/2015 recebe inscrições

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja – Safra 2014/2015 recebe inscrições

Campeões regionais ganharão viagem aos EUA. Meta deste ano aos participantes é alcançar 120 sacas/hectare; concurso busca estimular novas técnicas e práticas para aumentar a produtividade da soja no Brasil

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) irá premiar o Campeão Nacional de soja irrigada e os quatro vencedores regionais de soja não irrigada do Desafio Nacional de Máxima Produtividade – Safra 2014/2015 com uma viagem técnica aos Estados Unidos, que vai incluir visitas a culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cesbrasil.org.br até o dia 15 de janeiro de 2015 e devem preencher todas as fichas pré e pós-colheita para efetivar a participação.

A marca proposta pela organização do concurso para próxima safra é o alcance de 120  sacas/hectare, com objetivo de superar o recorde de produtividade do Desafio e também motivar produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo para contribuir com o aumento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultura no Brasil.

“O estabelecimento de uma meta para o concurso, que em 2014 alcançou um recorde de 117 sacas/hectare, serve como um estímulo do Comitê aos produtores brasileiros, além de mostrar a capacidade e criatividade que possuem para superar a média nacional. Porém, não é obrigatório alcançar esses altos níveis para participar ou ganhar“, afirma Orlando Martins, presidente do CESB. “Nosso objetivo principal é incentivar os sojicultores a ultrapassarem barreiras e inovarem nas técnicas de cultivo, a fim de que outras práticas sejam descobertas, contribuindo contribuam para o crescimento da produtividade.“

Plínio de Souza
Plínio de Souza

Tenda do CESB -Produtividade da Soja
Tenda do CESB -Produtividade da Soja

O Desafio conta com as categorias: Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste ” (soja de sequeiro). Devido ao sucesso do Campeonato Municipal, que já está integrado ao concurso há dois anos e teve a participação de 300 munícipios espalhados por 16 Estados brasileiros, a categoria permanece na próxima edição. No entanto, só os municípios com pelo menos cinco áreas inscritas poderão ter vencedores.

Os Campeões serão prestigiados com um diploma de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do CESB. Todos os Campeões Municipais serão conhecidos ao término da colheita, após 15 de maio, quando se encerra o Desafio. Os ganhadores de todas as categorias receberão um certificado do Comitê e passarão a ser reconhecidos em seus Municípios e Estados como referência em produtividade de soja no País.

 
 
 

ARTIGOS RELACIONADOS

2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura acontece em Goiânia

O 2° Congresso Luso-brasileiro de Horticultura (CLBHOrt2019) está marcado para acontecer no período de 22 a 25 de maio, em Goiânia (GO). Paralelamente às palestras, mesas-redondas e workshops, acontece a feira de produtos e serviços, com expositores trazendo até os participantes as novas tecnologias do mercado.

Custo das frutas segue variado, mas maçã tem queda de preços nas Ceasas

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento mais representativas do país não apresentaram movimento uniforme em março. O destaque...

Estudo aperfeiçoa manejo de espécies florestais

  Para sobreviver, uma das alternativas econômicas das populações extrativistas que vivem na região Amazônica é utilizar matérias-primas categorizadas como produtos florestais não madeireiros. Nessa instância...

Algas marinhas proporcionam mais floração e produção de feijão

Autores Talita de Santana Matos talitasnatos@gmail.com Elisamara Cadeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!