21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDesalojante é nova ferramenta para o controle de pragas no milho

Desalojante é nova ferramenta para o controle de pragas no milho

Kelps Kick-Out chega ao mercado pela Harvest Agro, dotado de alta tecnologia para ser utilizado nas misturas de pulverizações

Praga – Foto: Divulgação

A fim de auxiliar os produtores neste momento de plantio da safrinha de milho, a Harvest Agro, jovem empresa pertencente ao Grupo Wirstchat, lança o Kelps Kick-Out, um desalojante para ser utilizado em mistura com inseticidas nas pulverizações realizadas para o controle químico de pragas. Após sua aplicação na lavoura, o lançamento que foi desenvolvido com alta tecnologia, libera três tipos de gases que incomodam aos insetos, irritando-os, e promovendo a movimentação deles e consequentemente maior contato dessas pragas com o inseticida.

A solução chega como mais uma importante ferramenta já que ano após ano, as pragas causam grandes danos, resultando em enormes prejuízos ao agricultor. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que 20% a 40% da produção agrícola mundial é perdida anualmente em consequência de pragas que atingem as plantações, valor esse que corresponde a aproximadamente 220 bilhões de dólares. No Brasil, a perda anual decorrente do ataque de insetos nas lavouras é estimada em 7,7%, quase 25 milhões de toneladas de produtos agrícolas e a perdas econômicas de 17,7 bilhões de dólares.

O engenheiro agrônomo, doutor em nutrição de plantas na Harvest Agro, Roberto Reis, cita como exemplo algumas dessas vilãs, as lagartas (Anticarsia gemmatallis, Spodoptera frugiperda, Elasmopalpus lignosellus e Chrysodeixis includens) que atacam não só o milho como também a soja. “Este é hoje um dos grandes desafios que os produtores têm, controlá-las usando várias estratégias para garantir uma boa safra”, destaca.

Driblando as pragas

O doutor diz que o controle de pragas é crucial para a obtenção de altas e lucrativas produtividades, sendo a principal estratégia o Manejo Integrado de Pragas (MIP), que engloba o uso de defensivos agrícolas, resistência genética, controle biológico e manejo cultural.

Tradicionalmente o controle químico é a tática mais usada, o qual em algumas situações precisa contornar estratégias utilizadas pelas pragas para se proteger. “Por exemplo, o controle químico da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), considerada a principal inimiga do milho e uma das principais do país, muitas vezes é dificultado quando ela se encontra alojada (escondida) na região do cartucho das plantas dessa cultura, resultando em menores índices de eficiência de controle”, explica.

Por isso, faz-se necessária a utilização de produtos de efeito desalojante a fim de promover a movimentação delas (saindo do local que a protege – cartucho, por exemplo) e assim causando maior contato com os químicos aplicados. “O Kelps Kick-Out tem esse efeito e é, portanto, mais uma ferramenta disponível ao agricultor para garantir o adequado controle dos insetos, e favorecendo menores perdas agrícolas e mais produção”, aponta Reis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sphenophorus levis na cana-de-açúcar: como combater?

A cana-de-açúcar é afetada por diversas pragas, desde sua implantação até a reforma.

Tecnologia para driblar os desafios

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tem alertado sobre os altos ...

Melhor alternativa para controle do vetor do greening

O controle biológico tem avançado muito nos últimos anos na cultura de citros, principalmente com o desenvolvimento dos inseticidas microbianos, que podem ser pulverizados intercalados ou consorciados com outros manejos.

Área e safra de amendoim

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o novo balanço da safra de grãos ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!