23.3 C
São Paulo
domingo, julho 3, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Dessecação pré-colheita garante padronização da batata

Dessecação pré-colheita garante padronização da batata

 

Leandro Pereira

Engenheiro agrônomo da Cooperbatata

leperleandro@gmail.com

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A importância da dessecação na batata está mais ligada ao benefício do produtor do que propriamente da batata, por que se não houver acompanhamento ela finaliza seu ciclo naturalmente, firmando a pele, desprendendo dos estolões e engrossando os tubérculos.

Mas, pelo lado do produtor, a dessecação pode evitar a entrada de doenças ou pragas nos tubérculos, possibilitando programar a colheita para conseguir um melhor preço, e também evitando que os tubérculos fiquem muito graúdos ou de cor inadequada.

A dessecação deve ser realizada após o ponto de maturação mínimo, que vai depender da cultivar e de acordo com os interesses do produtor.

Vantagens

As vantagens da dessecação pré-colheita são:

ü Controle de plantas invasoras de final de ciclo: devido à pouca quantidade de folhas na batata ocorre a germinação das ervas, podendo dificultar a colheita;

ü Na ocorrência de plantas verdes e secas, a dessecação servirá para igualar as plantas;

ü Na ocorrência inicial de algumas pragas e doenças, por exemplo, nematoide, sarna, rhizoctonia e canela, pode ser evitado um prejuízo maior com a dessecação antecipada;

ü Pode-se escolher o tamanho dos tubérculos, de acordo com a demanda.

Manejo

Para alcançar uma melhor eficiência na dessecação, é necessário avaliar a lavoura – de preferência ela tem que ter atingido o ponto de maturação, que ocorre por volta dos 75 a 80 dias, no caso da Ágata.

Se as plantas estiverem muito viçosas, é ideal que se faça uma dose menor para que ela inverta o ciclo lentamente e tenha um melhor aproveitamento do seu fotoassimilado. Após este “estresse“ é feita outra dose normal, para assim dessecar por completo. É ideal que se faça a dessecação em dias de sol.

Na modalidade de dessecantes da cultura da batata estão disponíveis os produtos Paraquat, Diquat, Saflufenacil e Carfentrazona-etílico. Para escolher o melhor, é preciso considerar as plantas invasoras que estão presentes na área, já que alguns desses produtos são específicos para determinadas espécies. O produtor deve avaliar, também, o preço de cada produto.

Fique atento

Para não ter efeitos indesejados ou não ter o objetivo alcançado, é importante evitar as subdoses, bem como a aplicação em tempo chuvoso.

Viabilidade

O custo desta técnica com o produto e o serviço de aplicação vai variar de R$ 70,00 a R$ 80,00. Vale lembrar que a dessecação antecipa a colheita, padroniza o tamanho dos tubérculos e evita perdas com a colheita em áreas infestadas por plantas invasoras.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Hortifrúti Dessecação pré-colheita garante padronização da batata