23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Grupo Sabará apresenta ações sustentáveis por um planeta melhor

Grupo Sabará apresenta ações sustentáveis por um planeta melhor

Crédito Freepik

O Dia da Terra, celebrado no mês de abril, é uma data instituída pela ONU que busca provocar a reflexão sobre o impacto das pessoas e empresas no meio ambiente. Em 2022, o tema é “Invista no Nosso Planeta”, com foco em mudar as práticas nos negócios, na política e relacionadas ao clima. Alinhado a esse objetivo, o Grupo Sabará tem como compromisso trabalhar pela conservação ambiental e, para isso, tem promovido diversas ações ligadas a ESG – Environmental, Social & Governance (Ambiental, Social e Governança).

Ação contra mudanças climáticas

Em outubro de 2011, o Grupo Sabará assinou, ao lado de outras 107 empresas e 10 entidades setoriais, o documento “Empresários pelo Clima”, capitaneada pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no qual defende medidas para uma economia de baixo carbono e assume responsabilidades nessa transformação.

“Temos, em nossa estratégia, diversas atividades e iniciativas com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, como por exemplo o monitoramento mensal e contínuo de indicadores de consumo e descarte que nos permitem entender e direcionar esforços para mitigação de nossos impactos, com esses dados também realizamos nossos cálculos e monitoramentos de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) permitindo igualmente direcionarmos esforços para sua redução de acordo com nossa meta. Além de outras iniciativas com empresas, instituições e comunidades do entorno”, ressalta Giovanna Cappellano, coordenadora da área de ESG do Grupo Sabará.

“Nosso intuito é nos mantermos como parte de uma cadeia global virtuosa, gerando propósito e buscando incentivar outras indústrias e pequenas e médias empresas a apostarem na jornada sustentável”, completou.

Atuação reconhecida pela sustentabilidade

Algumas das conquistas do Grupo Sabará são a classificação Ecovadis Gold, pelo Compromisso Global com a Sustentabilidade, e o Prêmio Eco 2020/21, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), na modalidade Práticas de Sustentabilidade. As ações do Grupo visam contribuir com em vários dos objetivos do Pacto Global da ONU, os ODS, do qual é signatário desde 2007, contribuindo para a Agenda 2030.

Outro destaque são os compromissos assumidos pelo Grupo, como: Caring for Climate, o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, o Guia do CEO para a transformação dos sistemas alimentares no Brasil, e o trabalho do sócio presidente Sr. Ulisses Sabará como Líder de ImPacto e porta voz do ODS 15 — Vida na Terra.

Capacitação de famílias de comunidades tradicionais

A ação contínua do Grupo Sabará se traduz também na Concepta Ingredients, a unidade de negócios do grupo focada em ingredientes orgânicos e exóticos, que possibilita a conservação de diferentes biomas do Brasil e evita o desmatamento através da valorização de produtos florestais não madeireiros. O Programa Bio Abundância da Concepta Ingredientes tem o potencial de impactar cerca de 19 mil famílias, com comunidades tradicionais e pequenos produtores inclusas e engajadas na cadeia de fornecimento de insumos. Além disso, são mais de 1,4 milhão de hectares orgânicos conservados indiretamente por essa relação.

“Através da compra de produtos florestais não madeireiros, como sementes, óleos vegetais, folhas e frutos temos a capacidade de impactar positivamente comunidades tradicionais que vivem da floresta. Dessa maneira, além incentivar a conservação e manejo sustentável de espécies nativas a Concepta Ingredients ajuda no empoderamento dessas famílias, gerando renda e oportunidades para aqueles que encontram nesta atividade mais um motivo para permanecer em suas regiões de origem”, afirma Giovanna Cappellano, cujo trabalho está alinhado aos valores defendidos pela ONU, principalmente os ODS 15 – Vida Terrestre e 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Divulgação

Óleo de patauá: círculo virtuoso de produção

Um exemplo desse círculo virtuoso é a produção de óleo de patauá. Por meio dele, o Grupo Sabará encontrou uma forma relevante de ajudar comunidades em áreas mais isoladas, desenvolvendo uma cadeia mais justa e prevenindo a área de um possível desmatamento.

Uma associação foi criada para viabilizar o acesso dos ribeirinhos à melhora do manejo. Além disso, o óleo de patauá entra como uma diversificação de produto, que possibilita a obtenção de renda em períodos complementares, respeitando as diferentes épocas de safra. “No que diz respeito à produção do óleo de patauá, atualmente, podem ser impactadas positivamente 36 famílias da comunidade, em 123 hectares de área conservada e certificada como orgânica”, explica Giulia Paciello, da área de ESG.

Manteiga vegetal: alternativa favorável à mudança climática

Divulgação

Outro produto recentemente apresentado pela Concepta Ingredients é a manteiga vegetal, na esteira da tendência de produtos plant based, que têm experimentado alta procura. A expectativa de crescimento da produção dessa linha é de 20% para os próximos anos.

Para Giulia, a manteiga vegetal é uma alternativa a produtos com grandes emissões de GEE provenientes da agropecuária tradicional, promovendo uma cadeia de baixo carbono. O produto segue o Programa Bio Abundância da Concepta Ingredients, o que significa compromisso com a responsabilidade socioambiental, respeito às variações sazonais e ao pleno envolvimento dos povos locais.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa Bio Abundância. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, possibilitando a conservação de diferentes biomas do Brasil através da valorização de produtos florestais não madeireiros. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.

Inicio Notícias Grupo Sabará apresenta ações sustentáveis por um planeta melhor