28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDia de Campo é metodologia favorita

Dia de Campo é metodologia favorita

Só em 2022 a Emater-MG realizou 367 Dias de Campo, reunindo mais de 14.760 pessoas durante os encontros

A internet, com certeza, facilitou o acesso de todos a um universo gigantesco de informações, mas a troca de experiências de forma presencial, pessoalmente, não foi ainda superada por nenhuma invenção tecnológica. Prova disso é a alta adesão dos eventos chamados Dias de Campo, promovidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A metodologia reúne produtores rurais, geralmente em uma propriedade, para observação de algumas práticas ou tecnologias, que possam ser replicadas para aquela comunidade. Os encontros colocam em contato técnicos, produtores, que discutem e analisam o tema em questão, trocam experiências, tiram dúvidas, promovendo assim um ambiente fértil para multiplicação e construção coletiva do saber.

Créditos: Divulgação

Só em 2022, a Emater-MG realizou 367 Dias de Campo em todo Estado, reunindo mais de 14.760 pessoas. O planejamento de um Dia de Campo parte sempre da demanda dos produtores assistidos, explica o técnico da Emater em Silveirânia, na Zona da Mata Mineira, Eurides José. “Recentemente realizamos um Dia de Campo voltado para a bovinocultura de leite. Os produtores puderam compreender melhor como se faz o teste chamado CMT, para controle da mastite subclínica e tiraram todas as dúvidas de como produzir silagem de fubá reidratado, uma alternativa nutritiva e que gera redução de custos na alimentação animal”, exemplifica.

O gerente regional da Emater-MG, Unidade Cataguases, Celso Luiz de Oliveira, defende o Dia de Campo como uma das metodologias mais eficientes de assistência técnica e extensão rural. “Aqui o produtor pode colocar a mão na massa e com o assessoramento dos nossos técnicos tirar suas dúvidas”, argumenta.

O produtor Lucas Grossi de Paiva, de 33 anos, é assistido pela Emater desde muito jovem. Começou na pecuária leiteira com o pai, com apenas 3 animais e uma produção de 15 litros por dia. Com a assistência técnica da Emater-MG, que o possibilitou inclusive o acesso ao crédito rural do Pronaf; a participação frequente em eventos como os Dias de Campo, conseguiu evoluir e hoje cuida de um plantel de 36 vacas, com uma produção média de 800 litros de leite por dia. “Esses eventos são muito importantes porque o produtor precisa evoluir, acompanhar as novas tecnologias para se manter no mercado”, atesta.

O produtor Mário Agostinho Grossi tem a mesma opinião. Por algumas vezes ele já abriu sua propriedade, em Silveirânia, para a realização dos Dias de Campo. “Isso pra mim é muito importante, a gente revê amigos, a Emater é muito parceira da gente, sempre nos orientando, além dos Dias de Campo, pra gente correr atrás de uma alimentação e genética melhor para o gado. Sou um produtor que tira leite só uma vez, mas que tenho uma produção muito boa”, comenta.

Pesquisa

Pesquisa realizada em 2021 pela Emater-MG, com mais de 2.600 produtores rurais e outros profissionais do setor agropecuário, aponta que 95,4% dos entrevistados têm interesse em receber conteúdos técnicos produzidos pela empresa pública de assistência técnica e extensão rural. Embora mais de 60% dos que responderam a pesquisa afirmaram ter acesso à internet, 44% ainda preferem receber informações técnicas da empresa de forma presencial, em eventos como os Dias de Campo. As mensagens pelo aplicativo Whatsapp foram a forma preferida por 56,5% dos entrevistados para o recebimento de conteúdo técnico. Dentre os entrevistados, 84,5% já havia recebido algum serviço da empresa, como visita técnica, orientação para políticas públicas ou atendimento online, 91,9% deles recomendam os serviços prestados pela empresa pública, que há 75 anos presta assistência técnica gratuita e de forma continuada aos produtores rurais de Estado, especialmente os agricultores familiares.

Para saber a agenda de Dias de Campo promovidos pela Emater-MG, o produtor pode procurar o escritório local do seu município ou ainda acessar o site da empresa (www.emater.mg.gov.br).

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia de Campo reúne especialistas e produtores

Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo sobre cafeicultura promovido pela Satis

FMC marca presença no Dia de Campo Copagril

Empresa apresenta principais lançamentos para as culturas de soja e milho.

EPAMIG e Cooxupé promovem dias de campo sobre cafeicultura

Eventos vão apresentar resultados obtidos pelo projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares para o Sul de Minas no primeiro triênio.

Dias de Campo da ADAMA: resultados dos lançamentos em herbicidas e biossoluções para soja

Em 14 de outubro, aconteceu em Rio Verde (GO) o primeiro CTA desta safra. No dia 25, será em Santa Maria (RS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!