18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 17, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado "Dia do Produtor" ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias

“Dia do Produtor” ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias

Iniciativa foi criada pela Sociedade Rural Brasileira e Verum Eventos, em parceria com Sindicatos Rurais, para levar conteúdo técnico às exposições

Com o objetivo de oferecer conteúdo técnico e troca de experiências que colaborem para aprimorar a atividade pecuária, a Sociedade Rural Brasileira e a Verum Eventos, empresa que promove o Circuito ExpoCorte, em parceria com Sindicatos Rurais de várias cidades brasileira promoveram este ano o “Dia do Produtor“. A iniciativa inovadora foi realizada em cinco cidades brasileiras durante exposições agropecuárias.

A primeira a receber o evento foi Três Lagoas (MS), durante a Expotrês, no mês de junho; seguida por Cuiabá (MT) na Expoagro e Araçatuba (SP) na Expô Araçatuba, em julho. Na sequência foi a vez de Pontes e Lacerda (MT) na Expoeste e Juara (MT), na Expovale, em agosto.

Os eventos abordaram temas como gestão de pessoas, sucessão familiar, nutrição, sanidade, sustentabilidade, reprodução, integração lavoura-pecuária e questões ambientais. Ao final do dia, um debate com lideranças locais concluia o evento.

“O Dia do Produtor surgiu como resposta à demanda de lideranças regionais da agropecuária. Exposições e feiras tradicionais estão perdendo atratividade devido à migração de leilões para a TV e à crescente invasão de shows no espaço dos pecuaristas e expositores. Com um novo formato de maior integração de conhecimentos técnicos e de gestão, concentrado em palestras e debates com especialistas, autoridades e produtores de referência, sindicatos e associações retomaram a tradição de oferecer uma plataforma de encontros entre profissionais, indústrias e produtores“, avalia o diretor da Sociedade Rural Brasileira, Francisco Vila, que coordenou o fórum.

“A visão integrada dos múltiplos processos que compõem o sistema produtivo da bovinocultura competitiva vai ao encontro da demanda por novas soluções para a milenária atividade de produzir carne. Fazer mais com menos e em menor tempo se tornou a fórmula de sucesso para as pecuárias vencedoras num mercado cada vez mais padronizado. O conceito didático e de interação durante o Dia do Produtor é variável. Assim, podem ser atendidas as características específicas de cada região e o conjunto de produtores. Os pecuaristas aderiram com entusiasmo a esse novo modelo de compartilhar conhecimentos e continuam trocar experiências mesmo após o evento“, ressalta Vila.

Para a diretora da Verum Eventos, que cuidou de toda a operação dos cincos eventos da primeira edição do Dia do Produtor, o sucesso da iniciativa demonstra que há forte demanda para agregar conteúdo nas tradicionais exposições agropecuárias. “Nossa missão foi cumprida com a realização dessa primeira edição do Dia do Produtor. Certamente é uma iniciativa que terá continuidade nos próximos anos“, revela Carla.

Uma das palestrantes do Dia do Produtor em Juara, a advogada Samanta Pineda, que tratou dos desafios legais do Cadastro Ambiental Rural (CAR), aprovou a iniciativa. “A maior prevenção contra injustiça é a informação! O conhecimento, mesmo que básico, das incontáveis áreas necessárias para a gestão de uma propriedade rural é a ferramenta principal para o sucesso do negócio.  O projeto Dia do Produtor foi a várias cidades brasileiras levar aos produtores que estão longe de grandes centros palestras especializadas sobre assuntos atuais extremamente úteis. O evento tinha jeito de casa da fazenda, organizado, cheio de gente amiga, boa comida, uma ótima energia e temas relevantes na mesa. Tratei especialmente da regularização ambiental das propriedades rurais, o cadastro ambiental rural e as peculiaridades do Estado do Mato Grosso. O público era grande, receptivo e muito interessado, pois falamos do assunto por aproximadamente duas horas. Para mim, foi muito gratificante participar do encontro e da iniciativa, pela qual parabenizo os organizadores“, aponta a advogada.

Também elogiaram a iniciativa as empresas que estiveram no Dia do Produtor. “A Zoetis está sempre focada em apoiar iniciativas que favoreçam a educação continuada e possibilitem o incremento e profissionalização do setor. Portanto, o Dia do Produtor é uma grande oportunidade para que possamos trocar experiências, identificar a necessidade dos pecuaristas e entregar medicamentos e soluções que atendem as expectativas do mercado“, avalia o Gerente de produto Bopriva da Unidade de Negócios Bovinos da Zoetis, Robson Stellato.

Além da Zoetis, outras empresas e entidades apoiaram o Dia do Produtor, como Tortuga-DSM, Terra Desenvolvimento Agropecuário, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), CRI Genética, Passarela Leilões, Famasul, Sebrae, Dow, JBS, Agroquima, Acrimat, Deltagen, Herbiquímica, Beckhauser e Merial.

Mais informações e fotos de cada evento podem ser consultadas no site www.diadoprodutor.com.br

Inicio Mercado "Dia do Produtor" ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias