16.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Crédito Shutterstock

Conheça as práticas de gestão eficiente dos recursos hídricos da Bem Brasil.

Neste 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a comunidade internacional sobre questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O uso responsável da água é uma realidade no dia a dia de diversas empresas, e na Bem Brasil Alimentos, líder nacional na produção e venda de batatas pré-fritas congeladas, isso não é diferente. A preocupação com o tema está no DNA da empresa e suas unidades produtivas, localizadas nos municípios de Araxá e Perdizes, adotam o consumo consciente e a gestão sustentável da água como valores atrelados às práticas e à cultura organizacional.

Um importante exemplo disso é a reutilização de 90% da água utilizada no processo de lavagem da batata in natura, além de tratar os 10% restantes. Outro destaques dessa atuação responsável são as Estações de Tratamento de Água (ETA’s), nas fábricas de Araxá e Perdizes, no Triângulo Mineiro, capazes de fornecer água potável, de qualidade, para consumo humano dentro das unidades fabris e também para o processo produtivo.

Em Perdizes, realiza-se o tratamento biológico dos resíduos líquidos gerados no processo produtivo e nas demais atividades da fábrica e utiliza 100% desse efluente tratado para a fertirrigação das lavouras da fazenda Água Santa.  A fertirrigação, inclusive, é um dos métodos mais eficientes no uso sustentável dos recursos hídricos e na economia de água.

Além disso, dentro do próprio processo produtivo da companhia, há equipamentos que consomem menos as fontes naturais e possibilitam a recirculação em algumas fases. “Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes na Bem Brasil e temos resultados eficientes já comprovados. Acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil, Isabela Navarro.

Ela acrescenta que, a companhia – que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como a empresa que possui a melhor boa prática na categoria Sustentabilidade Ambiental, do Selo Mais Integridade – está implantando novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem, em Perdizes. “Poderemos ter um reuso mais nobre, como a irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, entre outros”, acrescenta. 


Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 40%, conforme pesquisa Nielsen/SuperVarejo – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes duplicou a capacidade produtiva da empresa para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade, do Ministério da Agricultura, em 2021 e 2022.  

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício aumenta a vida útil da cebola

  Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Ciências Agronômicas pela UNESP " Botucatu cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas pela UNESP " Botucatu luismantoan@gmail.com Nos últimos anos a aplicação...

Polímeros orgânicos melhoram qualidade do pegamento de mudas

Luiz Marcandalli Mestre em Nutrição Mineral pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP   Atualmente, o Brasil possui aproximadamente sete milhões de hectares de florestas plantadas,...

Romanesco é exótico e lucrativo

O romanesco é cultivado principalmente na região sudeste, porém, sua área total ainda é pequena, por ser desconhecida pela maioria dos brasileiros. Geralmente é...

Lagarta-elasmo perfura a planta e traz prejuízos

  João Rafael De Conte Carvalho de Alencar MSc. e professor do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES - SP), doutorando em Agronomia José Fernando Jurca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!