Inicio Destaques Dia Mundial da Reciclagem

Dia Mundial da Reciclagem

0
21
Crédito Shutterstock

Em 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os materiais utilizados para preservar o meio ambiente.

Em homenagem à data, a Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, traz algumas dicas sobre reciclagem. Confira: 

  1. Separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro, etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores se encarregam de separá-los. Este trabalho gera renda para milhares de pessoas.
  2. Não é necessário lavar as latas de alimentos vazias. Lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Para latas de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso para não gerar mau cheiro e atrair vetores, como ratos.
  3. Não é necessário lavar as latas de aço de tintas e vernizes antes de descartá-las no ponto de coleta. Basta deixar os resíduos que restaram secando. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem.
  4. A Prolata possui 215 Postos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos por todo o país, onde podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram recolhidas mais de 16 mil toneladas de latas de aço. Confira aqui os endereços dos PEVs: https://www.prolata.com.br/
  5. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, não há problema. Descarte as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço envolve 65 cooperativas. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.
  6. Jamais descarte no lixo orgânico máscaras cirúrgicas (ou quaisquer outras).

Sobre o Prolata

O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

SEM COMENTÁRIO