23.7 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesDiazinon é aliado no controle de moscas domésticas

Diazinon é aliado no controle de moscas domésticas

Uso de soluções com o princípio ativo em pulverizadores requer cuidados para saúde humana e ambiental.

A mosca doméstica (musca domestica) é uma espécie vetora de inúmeras doenças em propriedades rurais e ambientes urbanos. Seus hábitos são extremamente nocivos para a produção animal, assim como para a saúde humana. “É um inseto que vive em matérias orgânicas contaminadas, como fezes, lixo ou resto de alimentos, onde já há presença de microrganismos que representam grande risco à saúde animal, principalmente. Esse é o momento de maior preocupação, pois a umidade e altas temperaturas favorecem sua proliferação”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.

Créditos: Divulgação

A mosca doméstica é responsável pela transmissão de mais de 60 doenças – com potencial de infectar animais e humanos. Com habilidade de viver em zonas urbanas e rurais, a M. domestica tem como preferência materiais orgânicos em fermentação para seu desenvolvimento e a colocação de ovos, como fezes de bovinos, suínos e equinos, restos de insumos alimentares dos animais, assim como fossas abertas, aterros sanitários e fezes humanas. Outras características de propriedades rurais também a atraem, como o leite produzido por vacas leiteiras.

O diazinon, inseticida organofosforado, se mostra extremamente eficaz para controlar a infestação de moscas domésticas. “A aplicação do diazinon requer o cumprimento de protocolos de segurança e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta, para evitar a intoxicação humana, animal e do meio ambiente. É importante que o produtor rural utilize macacão, chapéu, botas e luvas impermeáveis para sua proteção”, explica Coutinho.

Aplicado por meio da diluição em água e pulverizadores costais, o Diazitop® PM – solução da Vetoquinol Saúde Animal, que celebra 90 anos de fundação em 2023 – não deve ser aplicado contra o vento, para evitar inalação da névoa do pulverizador. Além disso, como ação de responsabilidade ambiental, o produtor não deve lavar os EPIs utilizados para evitar que a água utilizada na lavagem contamine outros locais.

“O Diazitop® PM é indicado para pulverização de pisos, tetos, paredes, galpões, estábulos, bezerreiros, currais e baias e é uma solução extremamente eficiente para o controle da mosca doméstica”, afirma Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol. O Diazitop® PM é uma solução integrante da linha ambiental da Vetoquinol Saúde Animal. “A linha evidencia a preocupação da companhia em oferecer soluções ao mercado que estejam alinhadas em promover a saúde de animais e humanos, melhorar a qualidade de alimentos e reduzir os impactos ambientais, protegendo os recursos naturais, a fauna, a flora e a geração de segurança alimentar”, finaliza Oliveira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício no controle de míldio em morango hidropônico

Uma das alternativas viáveis de produção do morango é o cultivo hidropônico.

Eficiência no controle de Sclerotinia do repolho

Combata a Sclerotinia do repolho com eficiência e proteja sua plantação.

Herbicida revoluciona controle de invasoras do arroz

Lançado no ano passado pela Sipcam Nichino Brasil, o herbicida de marca Sirtaki® 360 CS cresce safra após safra na rizicultura, sob a reputação...

Controle de plantas daninhas

A Linha Cana da Corteva Agriscience segue investindo em pesquisa e desenvolvimento ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!