23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaDiferencial para o sucesso da irrigação localizada

Diferencial para o sucesso da irrigação localizada

Crédito Divulgação

Gabriela Terra
Especialista Agronômica Netafim

Temos observado que cada vez mais se faz necessário a utilização dos recursos naturais de forma racional. Nesse conceito, o uso racional da água tem um papel muito importante, especialmente na agricultura com o uso de tecnologias como a irrigação.

Em contrapartida temos uma população crescendo cada vez mais e junto a demanda maior de alimentos e vestimentas, o que é um grande desafio para os agricultores. Então, como produzir mais demandando menos recursos naturais? Nesse contexto entra a agricultura irrigada, que permite produzir o dobro na mesma área e reduzir custos com insumos, energia elétrica e água.

Outra questão dos agricultores é se é possível ser efetivamente eficiente no uso da irrigação. Quando pensamos em irrigação, temos que levar alguns aspectos em consideração, como os relacionados à planta: qual cultura irrigar, qual a demanda dessa cultura, qual tipo de solo, quais as informações de clima (como precipitação e evapotranspiração), quantidade e qualidade da água, para assim conseguirmos dimensionar um projeto que seja bem concebido.

A irrigação localizada tem uma eficiência muito alta no uso da água, por aplicar água e fertilizante diretamente nas raízes das plantas, demanda uma menor vazão quando comparado com outros sistemas, mas para uma efetividade no uso dessa tecnologia se faz necessário o estudo prévio dos parâmetros citados acima para que se tenha sucesso no uso do projeto.

Quando conseguimos ter um projeto bem dimensionado para a região, tipo de cultura e tipo de solo, conseguimos atender as demandas hídricas e nutricionais por todo ciclo produtivo da lavoura, extrair o máximo do potencial da irrigação e assim aumentar a produtividade e qualidade dos cultivos.

 Quando pensamos especificamente na cultura do café arábica, um projeto bem dimensionado é crucial para o momento de pré-florada. Isso porque nessa cultura geralmente se trabalha o manejo deficitário de irrigação nas plantas para que haja a diferenciação das gemas florais. Quando a maior porcentagem de gemas estão bem desenvolvidas se faz necessário voltar a irrigação para encher a caixa de água do solo e posteriormente a abertura da florada.  

Por isso, é tão importante ter um projeto bem dimensionado que atenda o tamanho da área, a cultura e variedade. Muito importante a procura de empresas e profissionais que se atentem aos fatores, solo (planialtimétrico, classificação física e química do solo), água (quantidade e qualidade), planta (necessidade hídrica e nutricional crítica, coeficiente de cultivo crítico), atmosfera (dados históricos de precipitação, evapotranspiração, temperatura mínima, máxima, altitude e longitude).

A Netafim e seus canais parceiros possuem profissionais capacitados para projetar e implementar projetos de irrigação de alta qualidade levando em consideração todas as variáveis citadas neste artigo. Por isso a importância de buscar profissionais qualificados.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle acertado das bactérias em brócolis

Adriana Souza Nascimento Engenheira agrônoma, mestre em Fitopatologia e pesquisadora da EMATER/DF adriana.nascimento@emater.df.gov.br   As doenças bacterianas estão entre os principais problemas fitossanitários das brássicas ou crucíferas (plantas...

Hortaliças minimamente processadas

AutoresVeridiana Zocoler de Mendonça Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Energia na Agricultura veridianazm@yahoo.com.br Jackson Mirellys Azevêdo Souza Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Horticultura e pós-doutorando...

Irrigação

A ocorrência de precipitações anuais abaixo das necessidades hídricas da cultura ou mal distribuídas ...

Pesquisa desenvolve hidrogel, fertilizante de baixo custo

Àprimeira vista até parece canela em pó, pela cor e textura, mas é um fertilizante de liberação controlada desenvolvido à base de hidrogel com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!