22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioEventosDiretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa

Diretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa

Divulgação

A Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) realizou na manhã desta sexta-feira (18) o lançamento oficial edição comemorativa de 25 anos da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece de 05 a 07 de abril, em Araguari no Triângulo. No evento, que aconteceu no Auditório da Aracoop, foram apresentadas as novidades da maior feira de irrigação em cafeicultura do país.

Em 2022, a Fenicafé se integra, junto com a Expo Araguari – promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, ao Café Agro. A programação será iniciada com a Fenicafé, que tem a abertura prevista para terça-feira(05) e se estende até o domingo (10) com uma programação de shows e exposição agropecuária. “Um tradicional café com leite”, garante o prefeito de Araguari Renato Carvalho, afirmando que a data para realização dos eventos foi escolhida com responsabilidade. “A CaféAgro é muito importante para todos nós, pois representa a retomada, após um longo período de pandemia, das atividades coletivas em nossa cidade em ambiente aberto”. 

Para Renato Carvalho, a união das entidades para realização da Café Agro é um ótimo negócio para todos. “A união da ACA e do Sindicato dos Produtores Rurais fortalece o agronegócio local e regional e ainda eleva o nome do município. Araguari se prepara para estar entre as cem maiores cidades em agronegócio do país, portanto, este evento, é só o começo para a caminhada neste sentido”.

Através de vídeos institucionais, a ACA mostrou a dinâmica da Fenicafé para 2022.  “Estamos ansiosos para este evento. Não só porque comemoramos 25 anos de realização, mas porque enfrentamos o distanciamento social e fomos impedidos de nos encontrar nos dois anos anteriores. Preparamos um evento com uma programação especial, escolhendo os palestrantes e congressistas de acordo com o momento que vive o agronegócio em nosso país”, adianta Claudio Morales Garcia, presidente da ACA.

Garcia lembra ainda que a Fenicafé é a maior feira de irrigação de café do mundo e que contribui muito para o desenvolvimento da região. “O conhecimento técnico que a feira proporciona melhora não só a produtividade, como também a qualidade final do grão. Sem contar que é um ótimo local para fazer negócios e consultar serviços. Empresas expositoras de todo Brasil trazem para Araguari o que há de mais moderno em se tratando de maquinários, implementos e fertilizantes”.  

Como em todos os anos, a Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. O diretor da Aca Eduardo Mosca e o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes detalharam de forma prática como será a programação para esta 25ª edição.

“O primeiro dia é mais voltado para o mercado de café, com destaque para a palestra “Perspectivas para o agronegócio café no Brasil e no mundo” com o especialista em Agronegócios do Itaú BBA, César Castro Alves. Logo em seguida, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, irá traçar um panorama dos 50 anos da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, adianta Mosca.

No segundo dia o destaque é para a abertura do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e também para o “Painel 25 anos: Mulheres na cafeicultura brasileira” e no final do dia um workshop sobre Sustentabilidade na cafeicultura irrigada. Dois outros workshops encerram a Fenicafé: “O uso dos produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro” e “Fisiologia X Nutrição: Produtividade do Cafeeiro”

Já a 51ª Expo Araguari contará com a participação de artistas conceituados no cenário sertanejo; rodeio; praça de alimentação; concurso da rainha do rodeio; Rancho Prime; Camarote Empresarial e a tradicional exposição de animais.  A abertura, no dia 7, será animada pelas duplas Leo & Raphael e Dyogo & Deluca. O segundo dia do evento, 8, terá como atração os veteranos Di Paulo e Paulino. No sábado, é a vez da dupla Fernando & Sorocaba e, para fechar com chave de ouro, domingo, a dupla George Henrique e Rodrigo, donos do hit “Vai lá em Casa Hoje”, umas das músicas mais executadas no Brasil na atualidade.

Presença ilustre – Durante o lançamento da Fenicafé, foi confirmada a presença do ex-ministro professor Alysson Paolinelli – que foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

ARTIGOS RELACIONADOS

Os caminhos que levam à alta produtividade da soja

É justificável a preocupação que a sociedade compartilha sobre a necessidade de aumentar a produtividade dos campos de produção, de vez que os espaços agricultáveis do planeta estão diminuindo e são cada vez menores precisamos produzir mais. E não apenas isto, precisamos fazê-lo de maneira sustentável para não comprometer a capacidade dos recursos naturais que a população atual desfruta, de prover o sustento das gerações que vierem depois de nós.

Projeto pioneiro incentiva a agricultura familiar e a melhoria do café paranaense

Até meados da década de 1970, mais de 30% do café consumido no mundo era produzido no Estado do Paraná. Agora, em pleno ano de 2016, o café paranaense volta a ganhar destaque internacional, não mais pela quantidade, mais sim pela qualidade. Muita dessa excelência paranaense se deve ao projeto Red Foot, desenvolvido pelo barista Leo Moço, consagrado com o tí­tulo de Melhor Barista do Brasil nos anos de 2013 e 2015.

Quando instalar um projeto de irrigação na lavoura de café?

A irrigação na cultura do café já é consolidada em muitas regiões cafeeiras, concentrando ...

Café de Capitólio (MG) é o melhor da safra 2020 da Cooxupé

Lote é o campeão do Programa Especialíssimo da cooperativa, que premia os cooperados que produziram café arábica de maior qualidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!