18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Eventos Diretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa

Diretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa

Divulgação

A Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) realizou na manhã desta sexta-feira (18) o lançamento oficial edição comemorativa de 25 anos da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que acontece de 05 a 07 de abril, em Araguari no Triângulo. No evento, que aconteceu no Auditório da Aracoop, foram apresentadas as novidades da maior feira de irrigação em cafeicultura do país.

Em 2022, a Fenicafé se integra, junto com a Expo Araguari – promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, ao Café Agro. A programação será iniciada com a Fenicafé, que tem a abertura prevista para terça-feira(05) e se estende até o domingo (10) com uma programação de shows e exposição agropecuária. “Um tradicional café com leite”, garante o prefeito de Araguari Renato Carvalho, afirmando que a data para realização dos eventos foi escolhida com responsabilidade. “A CaféAgro é muito importante para todos nós, pois representa a retomada, após um longo período de pandemia, das atividades coletivas em nossa cidade em ambiente aberto”. 

Para Renato Carvalho, a união das entidades para realização da Café Agro é um ótimo negócio para todos. “A união da ACA e do Sindicato dos Produtores Rurais fortalece o agronegócio local e regional e ainda eleva o nome do município. Araguari se prepara para estar entre as cem maiores cidades em agronegócio do país, portanto, este evento, é só o começo para a caminhada neste sentido”.

Através de vídeos institucionais, a ACA mostrou a dinâmica da Fenicafé para 2022.  “Estamos ansiosos para este evento. Não só porque comemoramos 25 anos de realização, mas porque enfrentamos o distanciamento social e fomos impedidos de nos encontrar nos dois anos anteriores. Preparamos um evento com uma programação especial, escolhendo os palestrantes e congressistas de acordo com o momento que vive o agronegócio em nosso país”, adianta Claudio Morales Garcia, presidente da ACA.

Garcia lembra ainda que a Fenicafé é a maior feira de irrigação de café do mundo e que contribui muito para o desenvolvimento da região. “O conhecimento técnico que a feira proporciona melhora não só a produtividade, como também a qualidade final do grão. Sem contar que é um ótimo local para fazer negócios e consultar serviços. Empresas expositoras de todo Brasil trazem para Araguari o que há de mais moderno em se tratando de maquinários, implementos e fertilizantes”.  

Como em todos os anos, a Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. O diretor da Aca Eduardo Mosca e o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes detalharam de forma prática como será a programação para esta 25ª edição.

“O primeiro dia é mais voltado para o mercado de café, com destaque para a palestra “Perspectivas para o agronegócio café no Brasil e no mundo” com o especialista em Agronegócios do Itaú BBA, César Castro Alves. Logo em seguida, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, irá traçar um panorama dos 50 anos da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, adianta Mosca.

No segundo dia o destaque é para a abertura do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e também para o “Painel 25 anos: Mulheres na cafeicultura brasileira” e no final do dia um workshop sobre Sustentabilidade na cafeicultura irrigada. Dois outros workshops encerram a Fenicafé: “O uso dos produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro” e “Fisiologia X Nutrição: Produtividade do Cafeeiro”

Já a 51ª Expo Araguari contará com a participação de artistas conceituados no cenário sertanejo; rodeio; praça de alimentação; concurso da rainha do rodeio; Rancho Prime; Camarote Empresarial e a tradicional exposição de animais.  A abertura, no dia 7, será animada pelas duplas Leo & Raphael e Dyogo & Deluca. O segundo dia do evento, 8, terá como atração os veteranos Di Paulo e Paulino. No sábado, é a vez da dupla Fernando & Sorocaba e, para fechar com chave de ouro, domingo, a dupla George Henrique e Rodrigo, donos do hit “Vai lá em Casa Hoje”, umas das músicas mais executadas no Brasil na atualidade.

Presença ilustre – Durante o lançamento da Fenicafé, foi confirmada a presença do ex-ministro professor Alysson Paolinelli – que foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Fenicafé 2022 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura

Dias: 05, 06 e 07 de abril de 2022

Local: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco

Entrada franca para visitação

Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, Instagram: @fenicafé www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

Inicio Eventos Diretoria da ACA apresenta programação da Fenicafé à imprensa