29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDoenças foliares são obstáculos no rendimento das lavouras de milho

Doenças foliares são obstáculos no rendimento das lavouras de milho

Mancha-branca foi responsável por 28% das ocorrências de doenças no milho (Créditos: BASF)

As doenças foliares do cultivo do milho têm impactado fortemente a produtividade das lavouras. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Fitossanidade Tropical (RFT), a mancha-branca teria sido predominante em 28% dos casos, podendo chegar a 40% dependendo da região. Para auxiliar os agricultores nesses desafios, a BASF apresenta um portfólio completo de inovações para proteção de cultivos, tratamento de sementes e ferramentas digitais na 34ª edição do Congresso Nacional do Milho e Sorgo (CNMS). O evento acontece entre os dias 9 e 12 de setembro em Palmas (TO).

Um dos destaques do congresso será o Melyra®, fungicida da BASF que proporcionou elevada eficiência no controle de múltiplas doenças foliares do milho, de acordo com os ensaios realizados pelo RFT. A pesquisa contemplou onze produtos em trinta ensaios experimentais conduzidos em 25 diferentes regiões produtoras do cereal no país.

Melyra® é formulado à base dos ingredientes ativos Piraclostrobina e Revysol®, sendo este último um dos principais lançamentos da BASF em nível global nos últimos anos, resultado de um investimento anual de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. O produto se destaca por ser altamente eficaz no controle das principais doenças do milho, incluindo a ferrugem, cercospora, turcicum e a mancha foliar de diplodia, causado por Stenocarpella macrospora e a mancha-branca, que está associada ao fungo Phaeosphaeria maydis. Além disso, Melyra® pode ser aplicado em todas as fases do desenvolvimento da cultura e sua rápida absorção e distribuição pela planta reduz os riscos de injúrias e perdas devido à ocorrência de chuva ou exposição ao sol.

“Nos últimos anos, a lavoura do milho evoluiu, e o manejo de doenças para essa cultura tão importante para o país também. Enfrentar o atual complexo de doenças exige o uso das ferramentas corretas, no momento certo, para garantir que os agricultores possam proteger suas colheitas e maximizar a produtividade. Por isso, continuamos aqui para apoiá-los neste desafio, oferecendo soluções inovadoras que contribuem para manter a saúde e o rendimento dos grãos”, afirma João Paulo Marinho, gerente de Marketing de Sistema de Cultivos Milho da BASF.

Novidades em soluções digitais

Durante o evento, a BASF também apresentará inovações em ferramentas digitais. O xarvio® Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF, traz soluções que levam mais praticidade, produtividade, economia e sustentabilidade ao produtor rural. Em destaque estarão algumas das soluções do xarvio® para o cultivo do milho, como Timing de Aplicação, Mapas de Semeadura em Taxa Variável e Gestão Nutricional do Talhão. Além da plataforma do xarvio® FIELD MANAGER PRO que, através de mapas de satélites, auxilia em uma melhor gestão agronômica para os cultivos de milho e sorgo.

As inovações digitais da BASF serão apresentadas na palestra “Soluções de agricultura digital para a cultura de milho e sorgo”, com Davi Köhntopp, Pesquisador de Novos Produtos xarvio®, no dia 12 de setembro a partir das 14h30.

Para Sérgio Zambon, gerente sênior de Desenvolvimento Técnico de Produto de Soluções para Agricultura da BASF, o congresso é uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento, conhecer as dificuldades no campo e explorar novas tecnologias: “Este evento permite nos conectar diretamente com a cadeia produtiva e entender melhor as demandas e necessidades de cada região, reforçando o nosso compromisso em apoiar o legado da agricultura”, afirma.

ATENÇÃO: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um agrônomo. Informe-se e realize o manejo integrado de pragas. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. Leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. Utilize os equipamentos de proteção individual.

ARTIGOS RELACIONADOS

Maior produtividade do milho e soja

O espaçamento ideal e/ou a densidade populacional de plantas é de extrema importância ...

Usina de etanol de milho é inaugurada oficialmente em Sorriso-MT

A FS Bioenergia, primeira usina de etanol do Brasil a utilizar milho em 100% da produção, foi

Rede de monitoramento da cigarrinha-do-milho

Projeto realizado pela Bayer em parceria com agricultores, pesquisadores e canais, iniciado e testado em lavouras do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, agora será ampliado para fazendas graças à tecnologia da agtech Sima

Congresso no Tocantins vai abordar manejo de fertilidade do solo para milho

“O manejo da adubação do milho é sempre importante porque tem um custo elevado, pois a participação de fertilizantes no custo total de produção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!