15.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesDrones com recurso de mapeamento indoor chegam ao Brasil

Drones com recurso de mapeamento indoor chegam ao Brasil

CPE Tecnologia firma parceria com Flyability para distribuição exclusiva dos equipamentos no país, visando atender o crescimento da demanda deste mercado

Imagem ilustrativa / Foto: Freepik

O uso de drones no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Segundo levantamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), houve aumento de 25% nas solicitações de voos com o equipamento em 2023. No total, foram 390.840 pedidos realizados, ante 311 mil em 2022. Com o intuito de aproveitar esse movimento, a CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, firmou parceria com a Flyability, empresa suíça que desenvolve soluções para inspeção e exploração de espaços internos, inacessíveis e confinados.

De acordo com Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, trata-se de uma parceria “extremamente estratégica e positiva para o mercado e os profissionais brasileiros”. Segundo ele, “essa tecnologia se diferencia pelos drones possuírem sensores que permitem seu uso em minas e cavernas Eles contam com lasers scanner acoplados para o melhor mapeamento possível do ambiente, trazendo mais precisão aos dados coletados, agilizando o trabalho do profissional”.

Neves comenta ainda que essa tecnologia pode ser utilizada por profissionais de diversos segmentos. “Há uma vasta gama de atividades que necessitam de recursos de monitoramento e inspeção para aumentar a precisão na coleta e análise de dados. Podemos citar exemplos como a indústria de petróleo e gás; em tubulações e torres de perfuração; a área de energia, usinas e subestações; o setor de construção, paredes e estruturas de difícil acesso; o segmento de mineração, minas e locais perigosos; os projetos de infraestrutura, pontes e túneis; a indústria de manufatura, equipamentos e máquinas; entre outras”, destaca.

O executivo também fala sobre como a chegada dessa ferramenta ao Brasil pode impulsionar outras inovações tecnológicas nesses setores. Ele afirma que “com o tempo, podemos aprimorar recursos como os sistemas de navegação de drones, a precisão dos sensores, ferramentas de comunicação e autonomia, além da análise de dados integrados”, reforça.

Mais movimentações

A CPE Tecnologia realizou também uma apresentação na China ao lado da CHC, empresa chinesa parceira da companhia brasileira. “A CPE e a CHC possuem bom relacionamento comercial desde 2009 e hoje somos distribuidores exclusivos da marca chinesa no Brasil nos segmentos de tecnologias geoespaciais, mapeamento móvel 3D, monitoramento e serviço marinho. Cada vez mais, queremos fortalecer essas relações e trazer novidades para o nosso país”, finaliza Neves.

ARTIGOS RELACIONADOS

Taranis, de monitoramento de precisão, tem aporte de US$ 40 mi em rodada de investimento

Captação vai impulsionar o crescimento da empresa no Brasil e no exterior e permitirá o avanço em tecnologias para tornar o mercado de carbono agrícola uma realidade para os produtores

Nova regulamentação para uso de drones

Segundo DECEA, número de solicitações para operar os equipamentos cresce 40% ao ano no país, o que contribui para a desburocratização dos processos.

Produtores de algodão postam em drones para produzir mais em 2023

Projeto envolveu representantes dos Estados que mais plantam e colhem a fibra no País

Produtor rural investe em empresa de drones agrícolas

Depois de muitas pesquisas e testes, um jovem produtor rural decidiu investir em uma empresa que presta serviços de pulverização e controle de pragas, onde utiliza drones agrícolas, um senhor equipamento que nos últimos anos ganhou força e velocidade para atender uma demanda crescente no campo da agricultura de precisão do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!