34.4 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioEventosDuas Safras: cooperativas agropecuárias do RS celebram lançamento do programa

Duas Safras: cooperativas agropecuárias do RS celebram lançamento do programa

Por Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Paulo Pires em evento/Divulgação

Em cerimônia realizada na última quarta-feira, 20 de abril, no Palácio Piratini, foi lançado o Programa Duas Safras. Construído por diversas entidades do setor agropecuário gaúcho e brasileiro, a proposta visa otimizar ainda mais o agronegócio do Estado, promovendo as culturas de inverno e ampliando o mercado para quem produz. A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), é uma das participantes do projeto.

De acordo com o presidente da entidade, Paulo Pires, o Rio Grande do Sul usa apenas 9% do seu potencial de produção no inverno em relação ao verão.

“Podemos tranquilamente elevar a meta para 45%. Isto aumentaria e muito o PIB do Estado e a renda do produtor, a ocupação de armazéns das cooperativas, mais frete, estimulando o crescimento da economia. É um programa fantástico, costurado por todas as entidades representativas do agro, em uma convergência muito grande, e nós estamos dentro desse programa com todo o incentivo às culturas de inverno e à produção”, observa Paulo.

O ato contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior. Além da FecoAgro/RS, a iniciativa conta com a participação da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso inadequado de antibióticos na agropecuária ameaça saúde humana

Amostras de frangos, porcos, bovinos e derivados em diferentes partes do mundo já apresentaram microrganismos resistentes a determinados medicamentos

Quais os desafios de crédito para o setor agropecuário em 2023?

É comum que todo início de ano o produtor rural reavalie oportunidades de safra para os meses seguintes. Essa dinâmica traz reflexos para toda a cadeia de fornecimento, o que, invariavelmente, torna-se um ponto de atenção na gestão das esteiras de crédito.

VBP de 2022 é estimado em R$ 1,236 trilhão

Café, cana-de-açúcar, algodão e milho são responsáveis pelo bom desempenho.

Grãos tokenizados prometem otimizar processos e levar melhorias para o agro

A tecnologia blockchain possibilita que produtores rurais possam vender de forma antecipada sua safra nacional ou no mercado internacional de modo mais simples, com qualidade e menor custo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!