28.5 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasÉ possível promover a melhoria da madeira somente com manejo florestal?

É possível promover a melhoria da madeira somente com manejo florestal?

Vitor Cezar Miessa Coelho

Doutor e engenheiro florestal

vitorcoelho63@hotmail.com

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Em coníferas as estruturas que definem uniformidade e homogeneidade na madeira são os anéis anuais; compostos por lenho outonal e lenho primaveral, e têm características celulares bastante distintas. Uma vez mal distribuídos ou distribuídos de forma heterogênea, criam zonas de crescimento quando fatores externos variam de forma não periódica ao longo do lenho.

O que define a distribuição e os incrementos anuais em anéis de crescimento é o espaço vital que a árvore dispõe. Àmedida que os indivíduos crescem, o espaço vital de cada um vai diminuindo, e as suas necessidades nutricionais e de absorção de água aumentando, numa proporção direta com o seu porte. É necessário que haja espaço para crescimento da copa, sob pena da redução progressiva do incremento em diâmetro.

O espaço vital define o crescimento diamétrico que tem influência na formação das células de uma árvore. O conjunto de células forma as estruturas morfológicas meristemáticas da madeira, o que determina as suas propriedades físico-mecânicas.

Em coníferas, o crescimento não é contínuo porque são criadas zonas de crescimento que, no caso da produção de madeira de qualidade, precisa ser modulado por meio do monitoramento do Incremento Corrente Anual (ICA) e do Incremento Médio Anual (IMA) (Hosokawa; Moura; Cunha, 2008).

A modulação do crescimento ocorre desde que a árvore esteja com plena vitalidade, ou seja, livre de competição pelos fatores de produção ou com essa competição sob controle. O controle sobre os fatores de produção é o único fator de crescimento de uma árvore que pode ser manipulado pelo homem.

É possível dimensionar a velocidade de crescimento das árvores controlando seu espaço vital, por meio de desbastes, pelo ICA, que permite a aferição do crescimento diamétrico do período anterior. (Hosokawa; Moura; Cunha, 2008); (Ferraz Filho, 2013).

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Crescimento

A modulação do crescimento pode ser realizada pelo controle constante sobre os incrementos e intervenções adequadas ” desbastes – propiciando sempre a utilização da máxima capacidade produtiva do sítio. Do ponto de vista econômico, significa que sempre vai ocorrer a alocação dos fatores de produção nas árvores mais eficientes, ou seja, a produção econômica.

A cada intervenção devem ser programados: o diâmetro meta, o número de árvores que serão abatidas no próximo desbaste, numa situação onde o sítio terá todo o seu potencial produtivo utilizado. O que se deseja é o controle periódico dos incrementos e as intervenções feitas no momento propício a resultar em um lenho uniforme.

A Tabela 1 apresenta os dados de incrementos em um povoamento de Pinus taeda com 30 anos onde foi realizada uma simulação da produção. Aos dados originais coletados foram calculados e acrescidos a idade de desbastes e os Incrementos Periódicos (IP), configurando um regime de manejo em que o crescimento foi controlado.

Tabela1: Intervenções e incrementos em povoamento de Pinus taeda l. com 30 anos e oito desbastes na região deSengés (PR)

Intervenção 1° Desb 2° Desb 3° Desb 4° Desb 5° Desb 6° Desb 7° Desb 8° Desb C R  
Idade (anos) 8 11 13 16 18 22 25 28 30  
d (cm) 25,8 29,2 32,7 35,2 37,7 40,4 43 45,3 47,7
IP (cm) 25,8 3,4 3,5 2,5 2,5 2,7 2,6 2,3 2,4  
Período (anos) 8 3 2 3 2 4 3 3 2  
IPA (cm) 3,2 1,1 1,8 0,8 1,3 0,7 0,9 0,8 1,2  

Fonte: O autor (2017)

d: diâmetro médio aritmético; IP: incremento periódico; IPA: incremento periódico anual

Esta desejada homogeneização dos anéis anuais acontece a partir das informações pós primeiro desbaste do IP, que é a partir de onde os dados foram coletados e a simulação acontece.

Os IP’s são, em média, de 2,7cm. Os IPA’s, entre 1,8cm e 0,8cm, em média são de 1,0cm, criando a homogeneidade e uniformidade preconizada. Portanto, o regime de manejo proposto promove a uniformização e homogeneização dos anéis anuais.

Para melhor compreensão dos dados, A Figura 1 demonstra a evolução do IP ao longo do ciclo de produção.

grafico

Figura 1:Evolução do IP em povoamanto de Pinus taeda L. com 30 anos e oito desbastes na região de Sengés (PR)

Fonte: O autor (2015)

A Figura 1 mostra que a partir do segundo desbaste os incrementos periódicos tenderam a se estabilizar (linha azul) e em média ficaram na casa de 2,7cm/ano (linha vermelha). O controle sobre a velocidade do crescimento demonstrado na Figura 1 se traduz em ganhos bastante expressivos nas características de resistência e rigidez das peças de madeira em relação aos valores médios citados na literatura.

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro/fevereiro 2018  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua para leitura integral.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício x nematoides

  Bruno Nicchio Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia, ICIAG-UFU José Geraldo Mageste da Silva Professor UFVJM/Instituto de Ciências Agrárias, ICIAG-UFU jgmageste@ufu.br   Dentre as espécies florestais cultivadas,...

Polinização manual é diferencial nos pomares de maracujá

  Marco Antonio da Silva Vasconcellos Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro masv@ufrrj.br A polinização manual é a transferência de grãos de pólen das estruturas...

A madeira como matéria-prima e a exportação para mercados da Europa e Ásia

As madeiras brasileiras mais cobiçadas pelo mercado são mogno, jacarandá e ipê. Nos Estados Unidos, as espécies predominantes são carvalho-vermelho e branco.

O desafio da gestão da irrigação em pequenas e médias áreas

  Everardo Mantovani Professor Titular DEA-UFV e Sócio e Consultor da Irriger A importância da agricultura irrigada na produção de alimentos, fibras e agroenergiatem sido cada vez...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!