24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEcolon M12: mulching diferenciado com nova tecnologia

Ecolon M12: mulching diferenciado com nova tecnologia

Ricardo T. Suzuki
Engenheiro agrônomo

Foto: Agroflex

O pimentão (Capsicum annuum) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, ocupando uma grande área de plantio em diversos Estados no Brasil. Com ciclo anuais, esta cultura se caracteriza por longos períodos de colheitas, o que necessita de muitos cuidados e manejos culturais durante todo ciclo.

E na atual situação, onde ocorreram grandes altas nos preços dos insumos, a falta de mão de obra no campo e a oscilação do mercado de vendas, tem aumentado muito seus custos de produção, dificultando ainda mais ao produtor cobrir estes custos e se manter na produção.

Diante disso, a tecnologia do mulching Ecolon, filme plástico de cobertura de solo, vem para auxiliar o produtor a amenizar estes impactos e buscar aumentar e melhorar a produção e qualidade dos pimentões.

Características

O Ecolon M12 se caracteriza por controlar o aparecimento das ervas invasoras, evitando assim a competição por água, nutrientes, além de diminuir a necessidade de capina manual ou química. E claro, evitando também o corte de raízes ou ferimentos na planta, que podem ser entrada de patógenos causadores de doenças.

Outra característica do Ecolon M12 é a manutenção da umidade do solo. Este promove um melhor aproveitamento da água, dos fertilizantes, e em consequência um melhor desenvolvimento das plantas. Diretamente relacionado temos uma grande economia de água e energia que seriam utilizadas pelo sistema de irrigação.

Outro ponto é o controle da temperatura do solo, evitando o aquecimento excessivo das raízes e diminuindo a amplitude térmica do solo. Evita, assim, o estresse das mudas nos estágios iniciais da cultura, e melhora o desenvolvimento das plantas.

Com isso, podemos verificar que a tecnologia do mulching Ecolon é uma excelente ferramenta para o produtor para ajudar nos seus manejos diários do campo, auxiliando na condução e proteção da lavoura de pimentão.

Portfólio

A Agroflex Brasil, empresa nacional especializada em filmes e lonas agrícolas, tem no seu portfólio a linha de filmes de cobertura de solo, o Ecolon M12. A linha Ecolon é produzida em alta tecnologia de coextrusão, com materiais e aditivos de qualidade que garantem resistência e durabilidade dos produtos.

Os filmes Ecolon são produzidos em dupla face, PB preto/branco e PP preto/prata, nas larguras de 1,0 a 1,80 m. Sua aditivação UV M12 tem 12 meses de garantia contra a ação do sol, proporcionando a utilização do filme em todo o ciclo da cultura, podendo ser retirado totalmente da área, e em condições de ser reciclado, evitando os resíduos de plásticos e fechando um ciclo ecologicamente correto.

Para culturas de ciclos mais longos temos o Ecolon M24, com 24 meses de garantia, promovendo uma maior durabilidade do filme.

Para mais informações sobre a linha Ecolon, consulte nossa equipe técnica, ou nossos distribuidores e revendedores dos filmes Agroflex Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Automação eleva a produtividade final na lavoura

Tecnologia de acionamento elétrico para taxa fixa,traz dosagem e deposição no solo mais precisa.

Intercalação de uva com abobrinha e uso de tela vermelha

O cultivo de abobrinha no solo e a uva por cima otimiza a mesma área com o plantio dessas duas culturas. E o uso...

Cimisa apresenta novo misturador de sementes

O novo misturador de sementes da Cimisa promete maior eficiência e precisão na distribuição dos insumos.

BASF impulsiona a agricultura brasileira

No cenário atual, onde a inovação e a parceria são os pilares para o crescimento sustentável do setor agrícola, a BASF emerge como uma figura central na condução das estratégias que moldam o futuro da agricultura no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!