23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Electro Plastic mostra diferenciais do AgroplásMulching

Electro Plastic mostra diferenciais do AgroplásMulching

 

O mulching reduz a evaporação da água no solo por fazer uma barreira impermeável acima do perfil. O grupo Irmãos Andrade usou o mulching nas lavouras de tomate em 78% da área para contenção da umidade no solo e para driblar a crise hídrica

 

Créditos Irmãos Andrade
Créditos Irmãos Andrade

A Electro Plastic, sempre à frente de seu tempo, é especializada em plasticultura agrícola, e trabalha com materiais dotados de alta tecnologia. Na atual situação climática (falta de água e calor em excesso) e econômica (aumento nas tarifas de energia, custos de mão de obra, etc.), que tem afetado a produção agrícola, o mulching vem para auxiliar ou amenizar todos estes custos de manejos de campo, sendo recomendado para todas as culturas.

Agroplás Mulching

Os benefícios do Agroplás Mulching, da Electro Plastic, é o controle de ervasdaninhas, manutenção da temperatura e umidade do solo, ou seja, diminui a mão de obra de capina, o uso de herbicida, além de possibilitar um menor consumo de água e maximizar o uso do sistema de irrigação.

“Após a instalação do Agroplás Mulching, praticamente a água que está abaixo não se perde mais por evaporação, ficando disponível para absorção pelas raízes.Quanto à economia de água, esta pode chegar a mais de 60%, em consequênciatrazendo economia do custo com o sistema de irrigação.Vale uma ressalva – a maior eficiência em economia e manutenção da umidade é verificada nos AgroplásMulching dupla face MPP(preto&prata) e MPB (preto&branco), que diminuem muito o aquecimento do solo“, enfatiza Ricardo Suzuki, engenheiro agrônomo e supervisor técnico comercial da Electro Plastic.

Área dos Irmãos Andrade - Créditos Irmãos Andrade
Área dos Irmãos Andrade – Créditos Irmãos Andrade

Economia sem perder a qualidade

O mulching reduz a evaporação da água no solo por fazer uma barreira impermeável acima do perfil. Em relação a uma lavoura sem uso do mulching, em condições de alta temperatura é verificado que mesmo fazendo uma boa irrigação por aspersão ou gotejamento esta se perde rapidamente para o ar.

Ricardo Suzuki explica que esta manutenção da umidade possibilita um melhor enraizamento das mudas, maior crescimento e uniformidade das plantas, ganho de produção e qualidade, além de diminuição de doenças e pragas.

“Com a manutenção da umidade do solo promovida pela mulching há uma melhor absorção de água e nutrientes, melhorando o desenvolvimento das plantas. É importante salientar que, ao utilizar a técnica do mulching, o manejo do sistema de irrigação deve ser ajustado, pois este poderá ser utilizado por um menor tempo e em menor quantidade“, conclui.

Palavra de produtor

João Roberto do Amaral Júnior é engenheiro agrônomo do grupo Irmãos Andrade. Ele conta que usou o mulching nas lavouras de tomate em 78% da área para contenção da umidade no solo e para driblar a crise hídrica. “Plantamos, ao todo, 70 hectares, e implantamos o mulching em 55 hectares de tomate. Há alguns anos fizemos testes com o mulching, que deu resultado, mas acabamos não implantando. Mas, diante da crise hídrica tivemos que buscar alternativas, e esta foi a melhor. Implantamos em janeiro deste ano“, justifica.

Como as lavouras dos Irmãos Andrade estão em área de manancial de abastecimento da cidade de Monte Mor (SP), o mulching veio como medida preventiva ao corte de água. “Como fizemos a implantação do mulching visando a redução do consumo de água no período de seca, assim que transplantamos as mudas começou a chover. Ainda assim, percebemos outro benefício, que foi o não encharcamento das plantas, e conseguimos fazer melhor controle da água nas plantas“, pontua João Roberto.

Ele destaca ainda como benefício a economia de fertilizantes. “Fazemos a aplicação de nutrientes em concentração de acordo com a quantidade de água utilizada, e como irrigamos menos, a quantidade de fertilizante também foimenor.Além disso, ainda tivemos menor perda por lixiviação“, elogia.

O agrônomo realiza o monitoramento da solução de solo,e mesmo com menos fertilizantes sendo aplicados, o padrão de fertilidade do solo continua o mesmo.

Entre os benefício do mulching está a economia de fertilizantes - Créditos Irmãos Andrade
Entre os benefício do mulching está a economia de fertilizantes – Créditos Irmãos Andrade

Custo acessível

O custo de implantação do mulching nas lavouras de tomate foi muito interessante.“Em julho terminaremos a avaliação sobre o uso do mulching, mas até então tem valido muito a pena o investimento.O nosso solo é arenoso, e tivemos também como benefício a menor erosão. Nossa intenção agora é fazer do uso do mulching uma prática rotineira, pois temos muitos problemas com doenças de solo“, conclui João Roberto.

Essa matéria você encontra na edição de abril da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Electro Plastic mostra diferenciais do AgroplásMulching