Embalagens de papelão: Maior higiene para hortaliças e frutas

0
88

Autora

Bárbara Teruel Doutora e professora – Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)barbara.teruel@feagri.unicamp.br 

Mamão em embalagens de papelão – Crédito: Ana Maria Diniz

Frutas e hortaliças frescas são produtos vivos, que além de respirar, contêm elevado conteúdo de água, o que os torna frágeis. Logo após as operações de colheita e beneficiamento, o acondicionamento em embalagens é a operação seguinte. Ela deve conter o produto protegendo-o de cortes, rachaduras e amassamentos durante as operações de armazenamento, transporte e comercialização.

Uma boa embalagem de papel ondulado deve ter dimensões paletizáveis; resistência estrutural para suportar os esforços de compressão na paletização, sem que afete o produto; facilitar o processo de resfriamento, com aberturas suficientes e bem posicionadas, além de ser ergonomicamente adequada para a manipulação. Quando não há um projeto adequado da embalagem, ela se torna responsável por até 30% do total de perdas de hortifrutícolas, que chega a ser 50% no Brasil.

Opções

Há uma diversidade de opções de embalagens para produtos hortifrutícolas, com dimensões e formatos diferentes. Não há obrigatoriedade de utilização de uma embalagem específica para esses produtos.

Uma embalagem para que seja adequada e atenda as funções de contenção e proteção deve seguir os critérios: geométricos (dimensões paletizáveis e, de preferência, com no máximo duas camadas de produto); estruturais (espessura do papelão de acordo com fatores de empilhamento, umidade do ar, tempo de armazenamento); térmicos (área e posicionamento aquedado dos orifícios para facilitar os processos de resfriamento) e ergonômicos (peso da embalagem contendo os produtos e alças adequadas à manipulação).

É comum encontrar embalagens que não atendem os requisitos acima descritos, contribuindo para a perda de qualidade e vida útil dos produtos, prejudicando tanto o produtor como o consumidor. 

Benefícios

As embalagens de papelão reúnem características importantes. Por serem descartáveis, inibem a propagação de doenças e fungos, tornando-as higiênicas. São recicláveis, e produzidas com fibras naturais originárias de florestas plantadas, contribuindo com a sustentabilidade.

São menos agressivas para o acondicionamento das frutas e hortaliças, além de serem menos pesadas, quando comparadas com embalagens de madeira ou plástico, chegando a pesar mais de 2,0 kg.

Já a de papelão ondulado pesa menos de 900 g. Outra questão em pauta é a sustentabilidade, podendo ser até 100% reciclável. Outro benefício das embalagens de papelão ondulado é a quantidade ilimitada de recortes e formatos em que pode ser apresentada. Permite a impressão em diferentes cores e relevos, essencial para aplicação da marca, da identidade visual e de estratégias de marketing e venda.

Rastreabilidade

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.