22 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEmbrapa apresenta Boletim com orientações sobre o raleio químico da macieira

Embrapa apresenta Boletim com orientações sobre o raleio químico da macieira

Maçã – Crédito: Shutterstock

A partir de hoje, 28 de setembro, técnicos e produtores poderão contar com uma nova ferramenta para a tomada de decisão em seus pomares, o Boletim sobre o Raleio Químico da Macieira.  Ele será disponibilizado gratuitamente na página da Embrapa Uva e Vinho, no endereço https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-raleio-da-macieira, na manhã de segunda-feira.

Elaborado pela pesquisadora Andrea De Rossi,  o informativo traz orientações a partir de uma avaliação do modelo de balanço de carboidratos e da previsão meteorológica. “As informações irão auxiliar na tomada de decisão quanto à dosagem e data de aplicação dos raleantes químicos”, explica ela. Segundo Andréa, em anos anteriores este estudo era disponibilizado para alguns técnicos e produtores, mas em função da demanda do setor produtivo, agora será disponibilizado em formato de Boletim, com maior alcance.


Para Moisés Lopes de Albuquerque, diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã e um dos responsáveis pela  articulação junto à Embrapa, a retomada desta atividade será muito importante. “O  Boletim com certeza será uma ferramenta eficaz para nortear as decisões do produtor numa das mais importantes operações relacionadas à macieira, que é o raleio. Fará, portanto, enorme diferença no desempenho de nossos pomares”, avaliou ele.


As edições do Boletim serão divulgadas toda a segunda-feira pela manhã no endereço https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/boletim-raleio-da-macieira, durante o período de raleio. O link para acesso  ao Boletim também será enviado pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Associação Gaúcha dos produtores de Maçã (Agapomi) aos seus associados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo florestal por espécies na Amazônia

Estudos realizados por unidades de pesquisa da Embrapa em diferentes regiões brasileiras comprovam que o manejo florestal por espécie é uma inovação com potencial de agregar renda e sustentabilidade à região amazônica.

Cultivo do açaí em terra firme

A Embrapa Amazônia Oriental disponibiliza a partir de quarta-feira (29) na vitrine virtual e-Campo, ...

Manjericão e outras ervas

Não é de hoje que agricultores brasileiros, e do mundo todo, travam uma difícil batalha para ...

Trichoderma + fósforo

O feijão é um clássico na alimentação do brasileiro, apresentando grande ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!