21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoEmbrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Nova Imagem (3)Para a 24ª edição da Hortitec ” Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a 23 de junho, a Embrapa selecionou cultivares, sistemas de produção, insumos, equipamentos e softwares desenvolvidos pela pesquisa agropecuária para auxiliar a cadeia produtiva de frutas e hortaliças.

O público que visitar o estande da empresa vai ter a oportunidade de conhecer diversas soluções tecnológicas, especialmente para a cultura do tomate, como o Sistema de Produção de Tomate em Cultivo Sustentável (Tomatec), que se baseia em alguns pilares como plantio direto, rotação de culturas e plantio em nível, fertirrigação por gotejamento, manejo integrado de pragas, tutoramento vertical da planta com fitilho e proteção física do fruto pelo ensacamento das pencas. O resultado é um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade.

Também serão apresentadas duas cultivares: o tomate BRS Nagai, um híbrido do segmento “Santa Cruz“ para consumo fresco com resistência a viroses e alta produtividade; e o tomate BRS Zamir, um tomate “grape“ com elevado teor de licopeno e boa conservação após a colheita. Já a classificadora vertical é um equipamento móvel e compacto, que não utiliza água no processo de limpeza dos tomates e contribui para a redução de perdas na pós-colheita. Ela tem capacidade de classificar cerca de uma tonelada de frutos por dia.

Na quinta-feira (22), haverá a realização do “Painel Embrapa: novas tecnologias para a produção de tomate“, das 10h às 12h, no Auditório da Hortitec, que reunirá especialistas para apresentar algumas novas tecnologias adequadas para o cultivo e a pós-colheita de tomate.

As cultivares BRS da Embrapa

Nova Imagem (5)Com altos níveis de resistência às principais doenças da cultura, o maracujá BRS Rubi do Cerrado produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada e, além disso, apresenta alta produtividade e rendimento de suco em torno de 35%. Já a uva BRS Vitória destaca-se pelas bagas sem sementes e por sua tolerância ao míldio e adaptação a regiões tropicais.

DOWNLOAD DAS IMAGENS DAS TECNOLOGIAS

https://www.embrapa.br/documents/1355126/0/imagens_hortitec_Embrapa+ok.rar/90b9f918-1583-55de-a0fc-986b462d9998

Análise de solo e sensores de irrigação

Nova Imagem (4)A Embrapa ainda vai apresentar na feira o equipamento SpecSolo®, que analisa amostras de solo de forma não destrutiva, rápida e econômica – dezenas de parâmetros de fertilidade e física do solo podem ser analisados de forma simultânea em apenas alguns segundos. Essa tecnologia utiliza inteligência artificial, com algoritmos precisos baseados em um banco de dados com mais de 120 mil amostras de solos representativos do Brasil.

Além disso, haverá a apresentação de um fertilizante organomineral produzido a partir de resíduos orgânicos de agroindústrias, criação de animais e restos agrícolas. Esse insumo reduz o impacto ambiental da atividade agropecuária e eleva os índices de produtividade do solo.

A economia de água na produção agrícola é assegurada pelos sensores Diédrico e o IG, que possuem baixo custo e identificam a necessidade de água da planta, acionando automaticamente o sistema de gotejamento e evitando, assim, irrigação desnecessária. Esses sensores podem ser utilizados em cultivos ou jardins, para qualquer tipo de cultura ou região do país. Além deles, a Embrapa vai apresentar em seu estande o Irrigador Solar, um sistema de irrigação por gotejamento só que acionado e controlado por luz solar, e o Irrigas®, um equipamento simples para o manejo diário da irrigação em lavouras de diferentes espécies de hortaliças.

Também serão disponibilizadas informações sobre um grupo de bactérias com grande potencial para auxiliar plantas a sofrer menos os efeitos da escassez de água. Trata-se de microrganismos que conseguem reduzir os efeitos do estresse hídrico em soja, milho e trigo, além de propiciar maior crescimento dessas espécies vegetais. A expectativa é viabilizar, no futuro próximo, o uso dessas bactérias para tratamento de sementes de diversas espécies agrícolas, principalmente em regiões com baixo índice pluviométrico e para culturas muito sensíveis à seca.

Outra solução tecnológica que estará disponível ao público do evento é o software Calibra, uma ferramenta computacional que auxilia os usuários na realização dos cálculos necessários para a contagem, quantificação e calibração de suspensões de esporos de fungos em câmaras de Neubauer. Ele foi desenvolvido com o objetivo de padronizar as operações de uso desse equipamento.

Tecnologia para saneamento básico

O sistema de saneamento básico rural será outra solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa que será apresentada aos visitantes da Hortitec. O sistema é composto por três tecnologias complementares: (1) a Fossa Biodigestora trata o efluente do sistema de esgoto doméstico e transforma em adubo orgânico pelo processo de biodigestão anaeróbia; (2) o Clorador Embrapa, instalado entre a tubulação que recolhe a captação da água e o reservatório, permite que, em uma hora, toda água da residência esteja isenta de germes e pronta para consumo; e (3) o Jardim Filtrante trata a água cinza, como aquela das pias, chuveiros e tanques, promovendo o tratamento e reúso da água.

Serviço

24ª Hortitec ” Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas

Quando: 21 a 23 de junho ” das 9h às 19h

Onde: Recinto da Expoflora (Al. Maurício de Nassau, 675 ” Holambra/SP)

Unidades Descentralizadas: Embrapa Hortaliças, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Solos.

Texto: Carlos Dias, Cristina Tordin, Joana Silva, Paula Rodrigues e Vera Borges
hortalicas.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3385.9109

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Psilídeo: Pesquisa identifica o volume de calda ideal

Recomendações permitem pulverizações mais assertivas, com ganhos econômicos e ambientais O controle químico do psilídeo, inseto vetor do greening, é uma ação fundamental para o manejo da...

Manejo da adubação com boro em hortaliças

  Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja Maickon Ribeiro Balator Coordenador Técnico Brasil da Bio Soja   Os solos brasileiros são um dos mais velhos do mundo, possuindo...

Aminoácidos estimulam absorção de Mo e N no feijoeiro

Welington Adolfo de Brito Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Manejo da Fertilidade do Solo em Cerrado e professor do Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio...

Estresse hídrico – A garantia da florada do café

Anísio José Diniz Pesquisador - Transferência de Tecnologia da Embrapa Café anisio.diniz@embrapa.br A Embrapa Cerrados, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, desenvolveu a tecnologia que visa o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!