25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosEmbrapa e empresas criam “Associação Rede ILPF“

Embrapa e empresas criam “Associação Rede ILPF“

 As principais culturas utilizadas na integração são as anuais soja, milho e sorgo - Crédito Sérgio José Alves
As principais culturas utilizadas na integração são as anuais soja, milho e sorgo – Crédito Sérgio José Alves

No dia 04 de abril foi lançada na Embrapa Sede, em Brasília (DF), a Rede ILPF, uma associação formada entre Embrapa, cooperativa Cocamar e as empresa John Deere, Soesp e Syngenta. O objetivo é estimular o uso da tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e ajudar a garantir que o Brasil alcance 19,3 milhões de hectares com ILPF até 2020. Estima-se que, hoje, cerca de 14,6 milhões de hectares brasileiros sejam gerenciados com o uso de sistemas integrados.

A parceria público-privada marca uma nova fase de um trabalho iniciado em 2012, quando se formou a Rede de Fomento ILPF. Naquela época, com outra constituição jurídica, as empresas passaram a aportar anualmente R$ 500 mil cada uma em uma fundação para custear ações conduzidas pela Embrapa, como a instalação de 107 Unidades de Referência Tecnológica, realização de dias de campo e eventos técnicos, capacitação de profissionais, além da geração de informações sobre os sistemas integrados de produção agropecuária.

A transformação da Rede ILPF em uma associação visa facilitar a entrada de novas empresas parceiras, de modo a possibilitar a ampliação do escopo de ações desenvolvidas. De acordo com o presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF e pesquisador da Embrapa, Renato Rodrigues, a expectativa é que a associação possa contar com representantes de diferentes setores, como a base florestal, cadeia produtiva do leite e de tecnologia da informação, por exemplo.

Nesta nova fase, a Rede ILPF continuará o trabalho de transferência de tecnologia, capacitação de assistência técnica e de comunicação que já vem sendo feito, buscando aperfeiçoá-lo. Além disso, terá foco na internacionalização, na agregação de valor por meio da certificação e na inovação.

“Temos a meta de captar US$ 1 bilhão para financiar projetos de pesquisa e ações relacionadas à transferência de tecnologias. Entre as prioridades estão a definição de metas para o reconhecimento internacional da ILPF como mitigadora de emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento de uma plataforma digital de ATER [assistência técnica e extensão rural]“, afirma Renato Rodrigues.

Pastejo de inverno em Mombaça pós-soja - Crédito Sérgio José Alves
Pastejo de inverno em Mombaça pós-soja – Crédito Sérgio José Alves

ILPF em Números

De acordo com pesquisa encomendada pela Rede ILPF, em 2016 o Brasil possuía 11,5 milhões de hectares com algum tipo de sistema integrado – 83% dessa área são formados por sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), 9% por ILPF, 7% por sistemas de pecuária-floresta (IPF) e 1% por integração lavoura-floresta (ILF).

Com base na pesquisa de 2016, a Plataforma ABC, grupo multi-institucional formado para acompanhar a redução das emissões de gases de efeito estufa, estima-se que na safra 2017/18 a área com sistemas integrados chegue a 14,6 milhões de hectares. A projeção é que até 2020 a área chegue a 19,3 milhões de hectares.

Sendo uma tecnologia de baixa emissão de carbono, a ILPF é uma das apostas do governo brasileiro para cumprir os compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa assumidos internacionalmente.

Vista aérea de um sistema de ILPF - Crédito José Albino Zacarin
Vista aérea de um sistema de ILPF – Crédito José Albino Zacarin01

Essa é parte da matéria de capa da Revista Campo & Negócios Grãos, edição de junho de 2018. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de sementes de sorgo cresceu 23% em 2023

Em 2023, o mercado de sementes de sorgo floresceu, registrando um crescimento notável de 23%, sinalizando a ascensão promissora desse cereal no agronegócio.

Por que o mercado consumidor aposta no trigo mineiro?

A qualidade do trigo produzido em Minas Gerais conquistou o mercado consumidor, desde a grande indústria moageira até a panificação artesanal. O trigo também é aposta para...

O checklist de uma floresta plantada

Os plantios florestais desempenham um papel de extrema importância do ponto de vista econômico, social e ambiental, não apenas no Brasil, mas em diversos países onde espécies exóticas de rápido crescimento foram introduzidas.

Divisão Agrícola DowDuPont anuncia nova marca premium de distribuição de sementes

Brevantâ„¢ foi anunciada durante a Show Rural Coopavel, em Cascavel (Paraná)   A Divisão Agrícola DowDuPont anunciou nesta segunda-feira (5) o lançamento da marca premium de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!