21 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 2, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoEmbrapa e IFC Campus Concórdia promovem seminário sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Embrapa e IFC Campus Concórdia promovem seminário sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

ILPF - Foto Breno Lobato-EmbrapaOs sistemas integrados de produção agropecuária são o tema de um seminário promovido pela Embrapa e Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia que acontece no dia 8 de novembro em Concórdia. O Seminário Catarinense sobre Sistemas Integrados de Produção (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) vai reunir pesquisadores de cinco unidades da Embrapa (Trigo, Pecuária Sul, Clima Temperado, Floresta e Suínos e Aves), além de professores e pesquisadores da Unesp/Botucatu, UTFPR e Udesc para a discussão das principais atualidades sob sistemas de produção integrada.

A ILPF foi incluída entre as tecnologias que compõem os compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15, que resultaram na criação do Plano Setorial para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, o que se convencionou chamar de Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O sistema tem sido adotado em todo o Brasil, com maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Com grande potencial de sequestro de carbono pelos elevados acúmulos de biomassa forrageira e florestal e acúmulo de matéria orgânica no solo, a ILPF ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A meta é ampliar, até 2020, o uso do sistema em 4 milhões de hectares, evitando que entre 18 e 22 milhões de toneladas de CO2 equivalente sejam liberadas. A Embrapa mantém um site específico sobre a ILPF, no endereço www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf

ILPF - Foto Gabriel Faria-Embrapa

O seminário acontece no auditório central do IFC em Concórdia. As inscrições são grátis e podem ser feitas no site www.embrapa.br/suinos-e-aves/seminario-ilpf. Outras informações pelo telefone 49 3441-0400 ou pelo e-mail cnpsa.eventos@embrapa.br.

Programação

Manhã

  • 8h às 8h30: Abertura do evento
  • 8h30 às 9h10: Sistema de integração lavoura-pecuária: eficiência no uso da terra em regiões com inverno seco – Carlos Crusciol (Unesp/Botucatu)
  • 9h10 às 9h50: Potencial de uso de cereais de inverno em sistemas integrados de produção agropecuária – Renato Serena (Embrapa Trigo)
  • 9h50 às 10h10: Intervalo
  • 10h10 às 10h50: Manejo de pastagens em sistemas de integração lavoura-pecuária no oeste catarinense – André Soares (UTFPR)
  • 10h50 às 11h30: Manejo do solo em sistemas integrados de produção – Álvaro Mafra (Udesc)
  • 11h30 às 12h: Debate / Moderador: Henrique dos Santos (Embrapa Trigo)
  • 12h às 13h30: Almoço

Tarde

  • 13h30 às 14h10: Resultados de pesquisa em sistemas de Produção Integrados para a região oeste catarinense – Paulo Hentz (Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia)
  • 14h10 às 14h50: Uso estratégico de sistemas silvipastoris aplicado a estabelecimentos rurais – Alexandre Varela (Embrapa Pecuária Sul)
  • 14h50 às 15h10: Intervalo
  • 15h10 às 15h50: Oportunidades para sistemas integrados de produção agropecuário em terras baixas – Jamir Silva (Embrapa Clima Temperado)
  • 15h50 às 16h30: Planejamento e gestão do componente arbóreo em sistemas de ILPF – Vanderley da Silva (Embrapa Floresta)
  • 16h30 às 17h: Debate / Moderador: Juliano Corrêa (Embrapa Suínos e Aves)
  • 17h: Encerramento

Link da notícia

ARTIGOS RELACIONADOS

Ação dos adjuvantes na absorção dos defensivos

Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Vitor Muller Anunciato vitor.muller@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia - UNESP/FCA Leandro Bianchi Engenheiro agrônomo, mestre em Produção...

Consorciação de mogno com outras culturas pode diversificar lucro

Café, cacau, pimenta-do-reino, banana, coco, mamoeiro, manga, maracujá, milho, palmito pupunha e mandioca são exemplos de culturas que podem ser implantadas junto ao mogno africano. Essa modalidade de cultivo, que engloba mais de uma cultura, é conhecida como plantio consorciado, e é indicada para silvicultores e produtores rurais que buscam diversificar a receita de médio e longo prazo.

Australiana Nufarm tem novo diretor executivo de Marketing

O engenheiro agrônomo Fernando Manzeppi assumiu o cargo de diretor executivo de Marketing da Nufarm Brasil. A companhia, de origem australiana, é uma das...

Termotécnica inova com bases de isopor® para cultivo

O cultivo de frutas, legumes, verduras e flores passa por uma transformação focada em resultados. Os produtores precisam de uma colheita de extrema qualidade,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!