26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEmbrapa e UnB descobrem uma proteína de café com efeito similar ao...

Embrapa e UnB descobrem uma proteína de café com efeito similar ao da morfina

 A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Universidade de Brasília (UnB) identificaram fragmentos de proteína (peptídeos) inéditos no café com efeito similar ao da morfina, ou seja, apresentam atividade analgésica e ansiolítica, com um diferencial positivo: maior tempo de duração desses efeitos em experimentos com camundongos.
O pedido de patente de sete peptídeos identificados neste estudo foi encaminhado ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual no dia 18 de agosto de 2014, sob o título de “Peptídeos opioides” (PI20140203524-BR).
A caracterização dessas moléculas faz parte da tese de doutorado do estudante Felipe Vinecky, desenvolvida no Departamento de Biologia Molecular da UnB e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sob a coordenação do pesquisador Carlos Bloch Júnior.
A identificação dos peptídeos se deu quando Felipe estava em busca de genes de café associados à melhoria da qualidade do produto, como parte de um projeto desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional, em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, sigla em francês).

ARTIGOS RELACIONADOS

Acesso simplificado ao crédito para produtores de café

A Culttivo, nova fintech do setor agro, chegou ao mercado com o objetivo de oferecer acesso simplificado ao crédito para produtores de café que tiverem seus estoques depositados em armazéns credenciados.

Piscicultura é fonte de renda pra agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha

  Projeto em Leme do Prado foi idealizado pela Emater-MG e beneficia 35 famílias   Nem sempre é possível para o agricultor familiar obter resultados satisfatórios com...

Epamig pesquisa mudanças climáticas

O primeiro projeto estuda a relação entre as variáveis meteorológicas e os problemas fitossanitários, que podem ser agravados pelo manejo inadequado da cafeicultura.

No caminho certo – Alta tecnologia em irrigação pode aumentar em até 10 vezes a produção brasileira

O Grupo DB investe na produção de cereais (soja, milho, feijão, sorgo, algodão, beneficiamento de algodão, beneficiamento e produção de café, suinocultura, genética suína...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!