17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasEmbrapa quer diminuir ciclo da macaúba

Embrapa quer diminuir ciclo da macaúba

Bruno Galvêas Laviola

Doutor e pesquisador do Laboratório de Genética e Biotecnologia da Embrapa Agroenergia

bruno.laviola@embrapa.br

Crédito Bruno Galvêas
Crédito Bruno Galvêas

A Embrapa vem buscando tecnologias que possam diminuir o ciclo de melhoramento genético da macaúba e, com isto, reduzir o tempo no lançamento de cultivares comerciais.

No melhoramento convencional é preciso avaliar a macaúba no campo por oito a 10 anos para selecionar com segurança as plantas que produzem mais óleo. Neste sentido, a Embrapa vem desenvolvendo tecnologias de melhoramento genético avançado, buscando reduzir o tempo na seleção de cultivares.

Neste contexto, a seleção genômica ampla é apontada atualmente como uma das ferramentas mais modernas e promissoras, visando aumentar a eficiência na seleção, diminuir custos operacionais no lançamento de cultivares, reduzir o ciclo do melhoramento e aumentar o ganho genético entre as gerações de melhoramento.

Com a seleção genômica utilizando marcadores moleculares e modelos estatísticos, seria possível selecionar as melhores plantas de macaúba na fase de muda (em até seis meses). Com isso, seria possível ganhar no mínimo sete anos na seleção das melhores plantas.

A importância de diminuir o ciclo da macaúba

 

Com a redução do ciclo da macaúba seria possível selecionar plantas muito mais produtivas em um tempo significativamente menor. Vale lembrar que uma coisa é o ciclo de uma planta, outra é o ciclo de melhoramento, e outra a precocidade. Explicando melhor:

ü Ciclo da planta: Refere-se ao ciclo de vida da planta, desde o seu crescimento até a sua reprodução.

ü Ciclo de melhoramento: período de tempo no campo que permite a seleção com segurança das melhores plantas (superiores). Hoje se estima que o ciclo de melhoramento da macaúba gire em torno de oito a 10 anos e espera-se, com a seleção genômica, reduzir este ciclo para menos de um ano.

ü Precocidade: tempo decorrido entre o plantio e o início da produção. No caso da macaúba, esta é uma das características mais importantes, pois é de suma necessidade que as plantas iniciem a produção o mais cedo possível.

No caso da macaúba, o objetivo da pesquisa é diminuir o ciclo de seleção com a seleção genômica ampla, buscando identificar e selecionar materiais genéticos de alta produtividade, de porte baixo e que sejam precoces (que iniciem a produção com menos de cinco anos).

Ainda não há previsão do lançamento de cultivares de macaúba de ciclo reduzido.

Produção de óleo

Importante relatar que a macaúba é uma planta que apresenta um grande potencial de produção de óleo. Para se ter uma ideia, a soja, principal matéria-prima do biodiesel hoje, apresenta produtividade de óleo de 600 kg/ha, enquanto a macaúba apresenta potencial de rendimento de 4.000 kg/ha de óleo.

Essa matéria você encontra na edição de novembro/dezembro 2016  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

PulsFOG – Termonebulizadores portáteis do tamanho da sua necessidade

Para este ano, a expectativa é a concretização de bons negócios, tendo em vista o contato mais próximo com o cliente e suas necessidades....

Beauveria – Excelente opção no controle da mosca-branca

  Anderson Gonçalves da Silva Doutor e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Paragominas " PA, Núcleo de Estudos em Manejo Integrado...

Bioestimulantes na soja – Uma alternativa para o aumento da produtividade

Roni CleiZanovello ronizanovello@hotmail.com Juliano Burko Acadêmicos do 5º ano do curso de Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em produção Vegetal e doutorando...

Métodos alternativos de controle do bicho-mineiro no cafeeiro

Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Engenheiro agrônomo cguiraldeli@gmail.com   Atualmente, o foco da agricultura mundial está na produção sustentável. A cada dia aumenta a demanda e, consequentemente, a responsabilidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!