30.2 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiEncontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia preparam novidades para o setor

Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia preparam novidades para o setor

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC), receberá, de 27 a 28 de setembro de 2018, o maior evento de hidroponia da América Latina ” Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia, que completa 12 anos.

“Sim, 12 anos e cada um pode se orgulhar disso, pois fazemos parte desta façanha. Instituições de fomento à pesquisa e extensão, produtores, empresas, pesquisadores e universidades firmaram esta caminhada. Lembro que os participantes do primeiro Encontro, em 2006, chegaram com problemas de toda ordem. Já não existia os Encontros organizados pela Unicamp (1997-2001). O pythium estava no auge. Uma quebradeira atrás da outra, problemas de manejo, estruturas, calor, doenças, pragas e muita desconfiança por parte do consumidor. Muitas empresas não conseguiam receber do produtor. E, na época, as universidades ainda acreditavam que hidroponia só servia para pesquisa. Na realidade, já estava sendo utilizada há cerca de 20 anos na produção de alimentos“, relembra o doutor e professor Jorge Luiz Barcelos Oliveira, coordenador do evento.

Acontecia ali, em 2006, o início da virada e a tecnologia foi sendo desvendada mais e mais. As discussões foram sendo assimiladas, de modo que o cultivo hidropônico no Brasil tomou força e alcançou destaque mundial.

Para Jorge Barcelos, dificilmente algum país terá tantos produtores de norte a sul, de leste a oeste, como o Brasil. “Um detalhe importante: a maioria absoluta são pequenos e médios produtores, fato este que favorece o aquecimento e a estabilidade da cadeia produtiva“, avalia.

Jorge Barcelos, coordenador do evento
Jorge Barcelos, coordenador do evento

O evento

Mas, que evento é este? A resposta é muito simples, e vem de seu coordenador: “Um evento que reúne, no mesmo espaço, produtores, empresas, técnicos e pesquisadores. Um show de contatos, de negócios, de conhecimentos e de rever amigos“.

Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o evento conta com a coordenação dos professores Jorge Barcelos e Pedro Furlani.

Lembrando que, desde o ano 2014, os acadêmicos podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos. Há oportunidade de publicação nos Anais do Evento (com ISSN) e de apresentação na forma de pôster.

O objetivo deste evento é compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo o segmento da cadeia produtiva, promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa.

ARTIGOS RELACIONADOS

ISLA Sementes visa ampliar consumo de hortaliças minimamente processadas

  O lançamento de novas alfaces da linha ISLA Sementes do tipo frisée, Itaúna e Atalaia apresentam como destaque a resistência ao míldio e maior...

Ginegar Polysack disponibiliza telas para todas as necessidades

A Ginegar Polysack participa da Hortitec desde a primeira edição. “Trata-se de uma oportunidade para lançar novas tecnologias comercialmente após estudos profundos em centros...

Isla Sementes aposta na gastronomia na Expoagro

  Prestes a comemorar 60 anos, a Isla Sementes foi a expositora exclusiva do setor de hortaliças durante a 15ª Expoagro/Afubra, que ocorreu em Rio...

Agricultura de precisão requer análise bem feita para garantir bons resultados

Rone Batista de Oliveira rone@uenp.edu.br Alessandra Fagioli da Silva Antonio Augusto Corrêa Tavares Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas (NITEC) da Universidade Estadual do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!