21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasEncontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do...

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

 

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes

Plantação teca - crédito TRC Agroflorestal ltda
crédito TRC Agroflorestal ltda

Representantes de fundos de investimento brasileiros e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal brasileiro se reuniram em São Paulo, em uma rodada de investimentos. O encontro, articulado pela Iniciativa 20×20 e WRI Brasil, tem como objetivo conectar projetos florestais no país e investidores como um primeiro passo para iniciar negociações que podem resultar em novos investimentos no setor florestal e agroflorestal do Brasil, contribuindo para o uma economia de baixo carbono e geração de renda e empregos de forma sustentável.

A rodada trouxe seis fundos de investimento para a mesa de negociação. São fundos que fazem parte de um grupo de parceiros-investidores que se comprometeu com a Iniciativa 20×20, uma parceria envolvendo 17 países latino-americanos para restaurar 20 milhões de hectares na América Latina até 2020. A Iniciativa já obteve compromissos de 50 milhões de hectares de países e iniciativas regionais e mobilizou cerca de US$ 2,6 bilhões, ainda não destinados, a projetos florestais e agroflorestais no continente. A reunião é um primeiro passo para trazer parte desses recursos para o Brasil.

“Nós esperamos que as conversas que hoje se iniciem possam dar início a eventuais investimentos em projetos florestais“, disse Walter Vergara, que lidera a Iniciativa 20×20, no início da reunião. “Queremos promover as medidas com melhor custo-benefício para ajudar no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil frente às mudanças climáticas“, completou.

A reunião atraiu empreendedores, empresários e produtores representando nove projetos de restauração e agroflorestal no Brasil. Juntos, esses projetos somam 17 mil hectares passíveis de ser restaurados e produzir produtos madeireiros e não-madeireiros e serviços ambientais, em projetos espalhados em seis estados diferentes: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Goiás. São propostas de fazer plantio com espécies nativas e exóticas e sistema agroflorestal, sistema integração lavoura-pecuária-floresta, entre outros.

Os projetos passaram por uma análise preliminar da equipe do WRI Brasil, por meio do projeto VERENA – Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas -, que busca demonstrar a viabilidade econômica do reflorestamento com espécies nativas e consórcios que farão com que produtores possam restaurar áreas degradadas e de baixa aptidão agrícola, assim como seus passivos na Reserva Legal e assim conseguir retornos financeiros. “A rodada de investimentos é importante porque mostra que o Brasil tem projetos florestais que são viáveis economicamente“, diz Alan Batista, analista de investimento do WRI Brasil.

A rodada de investimentos recebeu o apoio das Secretarias de Meio Ambiente dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso, além da participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do BNDES.

ARTIGOS RELACIONADOS

Identificação precoce da ferrugem asiática na safra 17/18 exige manejo efetivo do produtor

BASF dá dicas para o manejo preventivo, com a lavoura estabelecida e após a colheita da soja O último levantamento de safra divulgado pela Companhia...

Satélites e drones ajudam a monitorar sistemas de ILPF

                      Técnicas inovadoras baseadas em satélites, drones e lasers aerotransportados são as mais recentes ferramentas...

Broca-do-fruto – Praga-chave do abacate exige cuidados redobrados

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas. Dentre as frutas que merecem destaque no mercado nacional encontra-se o abacate com grande potencialidade de crescimento, pois se adapta a várias regiões com diferentes tipos de clima e solo.

Couve – Produção de no sistema orgânico

Ainda que predomine o sistema convencional de produção no setor hortifrúti, o cultivo em sistemas alternativos, como o orgânico, cresce a cada ano devido a uma maior preocupação, por parte dos consumidores, com a qualidade dos alimentos e com a preservação do ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!