21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiEnraizadores otimizam produção de mudas de tomate

Enraizadores otimizam produção de mudas de tomate

 

Adriana Nascimento Rizzo

Engenheira agrônoma, doutora em Produção Vegetal e consultora na Cheiro do Verde ” Araraquara (SP)

dririzzo@hotmail.com

Enraizadores proporcionam melhores mudas de tomate - Crédito Shutterstock
Enraizadores proporcionam melhores mudas de tomate – Crédito Shutterstock

O uso de fertilizantes com hormônios de crescimento na produção de mudas melhora o enraizamento, o que garante sucesso no transplantio, visto que a planta se desenvolve melhor. Isso porque o uso de enraizadores proporciona aproveitamento de brotos laterais que seriam descartados, precocidade na produção, pois os brotos são retirados de plantas adultas, e produção mais rápida.

A aplicação deve acontecer logo após a retirada do broto da planta adulta, por imersão do caule na solução ou pó, antes do plantio.

O resultado

Em campo, o uso de enraizadores tem proporcionado desenvolvimento mais rápido e uniforme que mudas produzidas por sementes. E o melhor, o custo não é alto, pois a quantidade utilizada de produto enraizador é mínima, e de grande rendimento.

Custo-benefício

Se compararmos o valor de 100 g de semente de boas cultivares de tomate híbridas, o valor do enraizador não chegaria a 10% do custo de produção destas mudas. Por outro lado, a muda chega mais rústica ao campo, conferindo bom desenvolvimento e ciclo precoce.

Esta, portanto, pode ser boa alternativa para cultivos mais rápidos e com menor custo de produção e boa produtividade. Lembrando que existem vários produtos comerciais com nutrientes agregados que podem ajudar na boa qualidade de mudas.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Controle da murcha de Fusarium é fundamental para tomaticultores brasileiros

Variedade híbrida Evimeria, da linha Superseed, oferece resistência a essa e outras doenças, garantindo maior segurança ao plantio

Melancia híbrida – 50% mais produtiva

Eduardo Suguino Roberto Botelho Ferraz Branco Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Polo Centro Leste Adriana Novais Martins Rosemary Marques de Almeida...

Medidas de controle das doenças do tomateiro

Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ronaldo.juniior@ufv.br Ronaldo Silva Gomes Cleverson Freitas de Almeida Engenheiros agrônomos e mestrandos em Genética...

AgroFresh amplia seu compromisso com o agro

A AgroFresh adquiriu a Tessara, uma fornecedora líder do setor de soluções de embalagens inteligentes para a preservação de produtos frescos, para expandir seus recursos e focar no futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!