28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEnsacamento das pencas de tomate evita brocas

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas

 

Dirceu Pratissoli

Doutor e professor do Núcleo de Desenvolvimento de Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças (NUDEMAFI) – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-UFES), Alegre (ES)

dirceu.pratissoli@gmail.com

 

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas-  Créditos Dirceu Pratissoli
Ensacamento das pencas de tomate evita brocas- Créditos Dirceu Pratissoli

São cinco as principais brocas prejudiciais ao tomateiro: broca pequena (Neoleucinodes elegantalis), broca grande (Helicoverpa zea), brocão (Spodoptera eridania), falsa medideira (Trichoplusia ni) e broca das partes reprodutivas (Helicoverpa armigera).

Todas as brocas têm por preferência atacar quando se inicia o processo de frutificação, no entanto, algumas possuem características de ataque diferenciado. A broca pequena prefere frutos quando estes estão com mais de 2 cm de diâmetro e encerram o ataque quando os frutos entram na fase de amadurecimento.

A broca grande e o brocão preferem frutos verdes no final de enchimento, a falsa medideira prefere frutos verdes e novos e a broca das partes reprodutivas ataca frutos em qualquer idade.

Prejuízos

O primeiro fato que se deve levar em consideração é de que material a sacola é feita, sendo que o tecido TNT tem se mostrado de melhor eficiência. O ensacamento deve ser de toda a penca, e não de frutos isolados.

O início do ensacamento deve acontecer antes dos frutos atingirem 2 cm de diâmetro. O tamanho da sacola deve ser adequado para que os frutos permaneçam até a fase de amadurecimento, mas os frutos não podem ficar imprensados, o que pode deformá-los.

O ensacamento dos frutos

O ensacamento dos frutos é uma nova opção que está se iniciando no Brasil, principalmente para quem produz tomate certificado. A eficiência da técnica é de 100% contra as brocas, pois a técnica impede os adultos de fazerem a postura nas plantas, e as lagartas que migram das folhas para os frutos não conseguem atingi-los. Além disso, o ensacamento dispensa os inseticidas que seriam aplicados para o controle das brocas.

A redução de custos advém da eliminação da mão de obra e dos próprios produtos que seriam aplicados no manejo dessas pragas.

Ensacamento das pencas de tomate evita brocas - Créditos Dirceu Pratissoli
Ensacamento das pencas de tomate evita brocas – Créditos Dirceu Pratissoli

Viabilidade

O custo do ensacamento se resume somente ao preço da sacola. A relação custo-benefício, portanto, é muito favorável ao produtor, devido à redução de aplicações e do próprio custo de produção, a resultar em um produto sem resíduo de agrotóxicos, com melhor qualidade de vida para o agricultor, de menor impacto no ambiente e com maior valor agregado.

O fruto, além de não sofrer danos, quando ensacado apresenta uma coloração uniforme e não sofre rachaduras, ou seja, suas características filotécnicas ficam evidenciadas.

Essa matéria você encontra na revista Campo & Negócios Hortifrúti, edição de junho. Adquira a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo protegido: Aditivos nos filmes plásticos melhoram a eficiência?

No cenário agrícola atual, está cada vez mais crescente a prática do cultivo em ambiente protegido, porque possibilita o controle dos fatores abióticos no cultivo, como temperatura, umidade do ar, intensidade de luz e velocidade do vento. Protege, também, de chuvas e granizo, além de possibilitar o cultivo contínuo de determinada cultura, diminuindo a sazonalidade de oferta do produto (Hortifruti Brasil, 2014)

Sistema atrai lagartas para longe da lavoura de milho

Autores Talita de Santana Matos talitasnatos@gmail.com Elisamara Cadeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio...

Milho safrinha: Cresce em área plantada e produtividade

Autores Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/Estação Experimental de São Joaquim felipemoretti113@hotmail.com Henrique Novaes Medeiros...

TNTEX e Protfrutas – Parceria de sucesso contra a broca-do-tomateiro

Tomates frescos, saudáveis, sem agrotóxicos é o que propõe a TNTEX, empresa genuinamente cearense, produtora do Agrotex, embalagens de TNT (tecido não tecido) para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!