27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Ensacamento de frutos - Agricultores atestam a sua eficiência

Ensacamento de frutos – Agricultores atestam a sua eficiência

 Créditos TNTEX
Créditos TNTEX

Os agricultores brasileiros estão comprovando a eficácia dos saquinhos de TNT (Tecido-Não-Tecido) no combate às pragas: broca-pequena e traça-do-tomateiro. Desenvolvido pela TNTEX Indústria e Comércio, uma empresa genuinamente cearense, os saquinhos Agrotex, como são denominados, com fechamento por elástico em uma das extremidades, atuam como uma barreira, evitando o uso excessivo de defensivos agrícolas e protegendo os frutos do tomateiro dessas pragas que os afetam durante seu crescimento.

A cultura do tomate é muito importante no Brasil e ocupa mais de 60 mil hectares. Os saquinhos Agrotex, além de proporcionarem um fruto mais saudável, reduzem os custos de produção em até 40%, com uma média entre 21 e 25% de ganho em comparação ao plantio tradicional.

Eles podem ser utilizados também em outras culturas, como uva, graviola, goiaba, pinha (ata), atemoia, pêssego e caqui. Nessas culturas servem como barreira contra a mosca-da-frutas e ataque de pássaros. Os saquinhos podem ser utilizados ainda na proteção dos frutos de pimentão e berinjela.

Mario Mezzedimi, proprietário da TNTEX, que desenvolveu a tecnologia, explica que o Agrotex é colocado nas plantas de tomate no momento da floração, antes, portanto, dos cachos efetivamente se formarem. “Assim, o fruto cresce ali dentro, protegido do ataque de duas das principais pragas da cultura: a broca-pequena e a traça-do-tomateiro. O ataque dos dois insetos, em conjunto, pode causar perdas de até 100% nas lavouras“, informa.

O elástico colocado em uma das extremidades pode ser acionado com um puxador - Créditos TNTEX
O elástico colocado em uma das extremidades pode ser acionado com um puxador – Créditos TNTEX

Novidade

Agora, a TNTEX aprimorou o fechamento dos saquinhos. O elástico colocado em uma das extremidades pode ser acionado com um puxador, proporcionando melhor vedação, além de facilitar a sua retirada e possível recolocação. Assim, em algumas culturas os saquinhos poderão ser utilizados mais de uma vez, proporcionando proteção e redução de custos com o material a ser adquirido.

“Essa tecnologia sustentável está beneficiando muitos agricultores brasileiros, que já utilizam os saquinhos em suas plantações, mas agora trocando os saquinhos de papel ou de outros materiais pelos saquinhos de TNT, material de melhor qualidade e que pode reduzir os níveis de resíduos químicos nos frutos devido às suas características“, ressalta Mezzedimi.

Comprovação científica

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou trabalhos científicos e técnicos com os saquinhos de TNT na proteção dos frutos do tomateiro, comprovando a eficiência do produto. Para o professor e pesquisador Patrik Luiz Pastori, do curso de Agronomia da UFC, “o ensacamento de frutos já demonstrou ser uma alternativa eficaz para o controle de pragas em algumas culturas, especialmente na fruticultura. No trabalho proposto, foi a oportunidade de comprovar sua eficiência na horticultura“.

O trabalho da equipe, coordenada pelo professor Patrik, foi realizado no município de Ubajara, região da Serra da Ibiapaba, no Ceará, em área comercial de tomateiros `Valerin´.

Após as pesquisas, conclui-se que o ensacamento dos frutos com saquinhos de TNT Agrotex foi eficaz para o controle da broca-pequena. “O uso de TNT como barreira reduz custos necessários para a condução do cultivo e não influencia negativamente nos índices produtivos da cultura ou na qualidade pós-colheita dos frutos“, afirmou.

Manuseio

O Agrotex deve ser colocado no momento em que o tomateiro emite as primeiras flores, ou seja, já nas primeiras inflorescências e/ou pencas, e deve ser colocado também nas flores do segundo cacho, do terceiro e assim por diante.

A broca-pequena faz sua postura (deposita seus ovos) nas flores ou nos frutos ainda jovens (pequenos). Daí a importância de protegê-los no momento em que a praga pode atacá-los.

O Agrotex para tomate possui a dimensão de 25x32cm, garantindo proteção total em todo o ciclo, ou seja, da floração até a colheita. Destaca-se que para cada tipo de cultura existe um Agrotex no tamanho adequado, mas nenhum deles causa alteração no sabor, cor, formato ou tamanho da fruta. Pode ser utilizado tanto para tomateiros envarados como rasteiros.

Principais benefícios do uso do Agrotex

→ Protege contra insetos/pragas e pássaros;

→ Proporciona uma melhor aparência dos frutos;

→ Não altera o sabor, tamanho e cor dos frutos;

→ Reduz significativamente o uso de inseticidas, proporcionando frutos mais saudáveis;

→ Maior produção, produtividade e lucro.

Essa matéria você encontra na edição de abril2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Ensacamento de frutos - Agricultores atestam a sua eficiência