26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEntregas de fertilizantes caem 1,8% no acumulado de janeiro a maio

Entregas de fertilizantes caem 1,8% no acumulado de janeiro a maio

Foto: Shutterstock

Segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), as entregas de fertilizantes ao mercado, no acumulado de janeiro a maio de 2024, de 14,24 milhões de toneladas, tiveram queda de 1,8% ante as 14,50 milhões de toneladas registradas em igual período de 2023. 

No mês de maio de 2024, somaram 3,26 milhões de toneladas, significando redução de 10,1% em relação ao mesmo mês de 2023, quando o volume foi de 3,63 milhões de toneladas. 

O Estado de Mato Grosso, líder nas entregas ao mercado, concentra o maior volume no período analisado, com 3,20 milhões de toneladas, ou 22,5% do total. Seguem-se: Paraná (1,81 milhão), São Paulo (1,71 milhão), Goiás (1,33 milhão), Minas Gerais (1,30 milhão) e Rio Grande do Sul (994 mil). 

Produção Nacional

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou maio de 2024 com 494 mil toneladas. O volume representa um crescimento de 4,2% ante o mesmo mês de 2023. 

No acumulado de janeiro a maio, foram 2,48 milhões de toneladas. Trata-se de recuo de 9,1% em relação a igual período do ano passado, quando se produziram 2,73 milhões de toneladas.

Importação

De acordo com a Anda, as importações de fertilizantes intermediários continuam chegando ao Brasil, alcançando, em maio, 3,06 milhões de toneladas, com redução de 4,1%. No acumulado de janeiro a maio, o total foi de 13,10 milhões de toneladas, significando redução de 7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram importadas 14,09 milhões de toneladas. No porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos fertilizantes, ingressaram 3,58 milhões de toneladas, com redução de 2,4% em relação a 2023, quando desembarcaram 3,66 milhões de toneladas. O terminal representou 27,3% do total importado por todos os portos (fonte: Siacesp/MDIC).

ARTIGOS RELACIONADOS

Peletização de sementes – A técnica para homogenizar o plantio

Sérgio Roberto Garcia dos Santos Pesquisador científico da Seção de Silvicultura do Instituto Florestal escunagarcia@if.sp.gov.br   Para espécies de sementes muito pequenas, há a necessidade de peletização para...

Defensivos biológicos são utilizados no controle de pragas e doenças?

A agricultura orgânica é realizada sem a utilização de insumos sintéticos, radiação ionizantes e organismos geneticamente modificados. Para tanto, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação...

Nova linha de fertilizantes biológicos é apresentada em evento com produtores de grãos

No evento, especialistas apresentaram resultados altamente positivos do uso da alga marinha Lithothamnium para agricultores e consultores A nova tecnologia foi desenvolvida com exclusividade para...

FLV IV Gama – A Solução para Uma Alimentação Saudável

São Paulo sediará o maior e mais importante evento sobre o mercado de FLV IV Gama (Frutas, Legumes e Verduras Minimamente Processados) do Brasil,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!