22.8 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosEnxofre é importante para a qualidade do algodão

Enxofre é importante para a qualidade do algodão

 

Na falta do enxofre, as folhas mais novas do algodão ficam amarelas, crescem menos e a produtividade tende a cair, pois a planta passa a ter menos clorofila

 

Créditos Shutterstock

Para a qualidade do algodão, só haverá resposta ao enxofre se a planta estiver deficiente. Segundo Ciro Antonio Rosolem, professor da Universidade Estadual Paulista ” Unesp Botucatu, se tal elemento estiver em falta, a planta produzirá menos, mas, em relação à qualidade da pluma, não se observa nenhum efeito particular.

“O que acontece é que existe a tendência de se usar produtos concentrados e pobres em enxofre, algo inaceitável nesta cultura. Principalmente no algodão, as altas produtividades constatadas exigem uma quantidade considerável de enxofre, pois ele é componente de uma série de proteínas e aminoácidos“, pontua o professor.

Na falta do enxofre, ele diz que as folhas mais novas do algodão ficam amarelas, crescem menos e tende a cair a produtividade, pois a planta passa a ter menos clorofila. “No algodão pode haver uma deficiência temporária, mas, se corrigida a tempo, a planta volta a produzir como antes, não gerando prejuízos à produtividade final“, esclarece.

Recomendações

Para saber a quantidade ideal de enxofre a aplicar é preciso fazer análise de solo. “Normalmente a análise de solo é realizada de 0 a 15 cm ou de 0 a 20 cm. Mas, para diagnóstico do enxofre, o ideal é que se faça de 20 a 40 cm. O problema é que pouca gente faz essa amostragem, e por isso não usa o indicativo adequado“, alerta Ciro Rosolem.

O professor acrescenta que o método tem que ser calibrado, ou seja, é preciso fazer vários experimentos em cada local e aferir os valores, pois cada região tem uma temperatura e um nível de chuva diferente. “Essa calibração foi feita apenas para o Estado de São Paulo e para o Paraná. Para o Mato Grosso e para a Bahia, que é onde o algodão está hoje, não existe essa calibração“, lamenta.

Um problema sério constatado principalmente no Mato Grosso é a deficiência de enxofre, que na verdade não é uma deficiência real, pois normalmente o solo está compactado, e a raiz fica muito superficial.

“Como o enxofre desce no solo de 40 a 60 cm, se a raiz ficar superficial ela não conseguirá alcançar esse enxofre lá embaixo. Dessa forma, muitas vezes tem-se enxofre no solo, mas a planta não tem acesso a ele por causa do problema de compactação. Nesse caso, será preciso mudar o manejo de solo“, explica Ciro Rosolem.

O caso acima gera um paradoxo, pois ainda que tenha o enxofre, o produtor acaba aplicando mais ainda, ao invés de alterar o manejo do solo, o que onera o custo da produção. “Quando me deparo com situações de deficiência de enxofre, a primeira coisa que observo é a compactação do solo e se a raiz está tendo acesso ao elemento“, pontua.

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Quando aplicar

A aplicação de enxofre pode ser feita na época da semeadura, um pouco antes, ou mesmo junto com a primeira cobertura. A recomendação é que o produto aplicado seja na forma sólida. Há, ainda, quem misture o enxofre sólido em solução e aplique na folha, com resposta positiva, mas, neste caso, a resposta é muito limitada.

“Ainda assim, a melhor maneira de aplicar, de fato, é no solo. Praticamente todas as fontes de enxofre disponíveis são eficientes, cada uma dentro da sua recomendação“, recomenda o professor.

O enxofre pode ser fornecido via gessagem, a forma mais clássica de todas. Pode-se, ainda, usar o superfosfato simples, o sulfato de amônia e alguns adubos formulados que agregam enxofre em sua fórmula. Além desses, há o enxofre elementar e o enxofre granulado, que têm a mesma eficiência, desde que se coloque a quantidade recomendada e que a raiz tenha acesso ao nutriente.

Custo

O enxofre não é um dos nutrientes mais caros. O que pode encarecer sua aplicação é o frete. “O gesso fica caro se for colocado como corretivo de solo. Como fonte de enxofre, usa-se menos, e por isso tem um custo reduzido. Já quando se usa um superfosfato simples, o produtor estará agregando fósforo à aplicação, e o sulfato de amônia o nitrogênio. Por isso o custo do enxofre não é um fator limitante“, avalia Ciro Rosolem.

Fique de olho

 

Com a lavoura estabelecida, se o produtor ainda detectar a deficiência de enxofre e o problema estiver na compactação do solo, nada poderá recuperar totalmente a produção. Nesse caso, recomenda-se uma cobertura com dose de enxofre solúvel, como o sulfato de amônia. E, para a próxima safra, o produtor deve tomar as devidas providências de manejo do solo.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação orgânica significa sustentabilidade e versatilidade no campo

A utilização de matérias-primas para geração de energia, produção animal e indústria alimentícia gera resíduos orgânicos muitas vezes descartados de forma inadequada, com grande risco de...

Novidade – Sensor de solo oferece maior precisão

Na Agricultura de Precisão, os sensores de solo têm sido eficientes ferramentas, pois conseguem oferecer mais parâmetros além da análise de solo, bem como...

Resultados – Enxofre via foliar na cebolicultura

A cebola, assim como as demais plantas, necessita de diversos nutrientes essenciais. Vários trabalhos descrevem a importância e as principais funções dos principais nutrientes nas plantas. Entre eles estão o nitrogênio (N), componente da estrutura de aminoácidos, proteínas, clorofila, enzimas, coenzimas, RNA, DNA, além de vitaminas como a niacina, tiamina, riboflavina.

Aminoácidos são transportadores de nutrientes

  Welington Adolfo de Brito Engenheiro agrônomo e professor do UNICERP wabto@hotmail.com   Os aminoácidos são formados por unidades estruturais básicas de um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!