21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

EPAMIG lança cartilha sobre cultivo de pimenta Capsicum

Divulgação

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) publicou recentemente a cartilha “Cultivo de Pimenta Capsicum”. O material, que está disponível para download gratuito no site, destaca variedades tradicionais e novas e traz informações sobre as diferentes etapas da cadeia produtiva, da escolha da área de cultivo à comercialização.

A grande importância desta hortaliça para o agronegócio mundial é comprovada pela diversidade de aplicação das pimentas Capsicum na culinária, indústria de alimentos, farmacologia, odontologia, medicina e, ainda, como planta ornamental. A páprica, pó de coloração vermelha obtido pela moagem de frutos desidratados, é um dos condimentos mais consumidos no mundo. Outros processamentos como pimenta calabresa, molhos, conservas e geleias representam ótimas opções de agregação de valor, associadas ao sabor.

Na publicação são apresentadas quatro espécies e 12 das variedades de pimentas mais conhecidas no Brasil, além de outras desenvolvidas por centros de pesquisa especializados. Entre elas, a malagueta, a dedo de moça, a biquinho, e aquelas mais exóticas, como as denominadas Pimentas Nucleares, de extrema ardência.

Geração de renda

Divulgação

No Brasil, a importância econômica do cultivo da pimenta se dá pela rentabilidade, principalmente, por meio da agregação de valor ao produto, e pela importância social, em função do emprego considerável de mão de obra, especialmente, na colheita. Minas Gerais é o principal estado produtor de pimenta no Brasil. Em 2021, foram produzidas 3.849 toneladas, sendo 83% provenientes da agricultura familiar.

A cartilha Cultivo de Pimenta Capsicum foi coordenada pela pesquisadora Cleide Maria Ferreira (EPAMIG/Embrapa), com a colaboração dos pesquisadores da EPAMIG Maria Regina Miranda de Souza e Sérgio Maurício Lopes Donzeles. Cleide, que é fitopatologista, desenvolve pesquisas com pimentas desde 1999 e atua na orientação e no atendimento a pimenticultores da Zona da Mata Mineira e de outras regiões produtoras.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa da EPAMIG é premiada

Trabalho avaliou manejos alternativos e concluiu que sistemas arborizados apresentaram cafeeiros mais vigorosos.

EPAMIG promove 6º Encontro Tecnológico do Vale do Rio Pomba

Evento, que acontece nesta quinta-feira (6) em Leopoldina (MG), terá estações técnicas sobre agricultura e zootecnia

EPAMIG realiza Dia de Campo sobre fruticultura

Evento, em São João São del-Rei, abordará os temas poda e manejo

Vinhos desenvolvidos na EPAMIG recebem medalhas de ouro em concurso

O Wines of Brazil Awards 2022 premiou quatro rótulos elaborados na Vinícola Experimental da Empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!