25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEPAMIG realiza 18º Encontro Tecnológico do Café em São Sebastião Paraíso

EPAMIG realiza 18º Encontro Tecnológico do Café em São Sebastião Paraíso

Evento, gratuito, acontece no próximo dia 23

Cafe / Crédito: Erasmo Pereira Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza na próxima quinta-feira (23), o 18º Encontro Tecnológico do Café. O evento, que acontece no Campo Experimental da Empresa em São Sebastião do Paraíso, terá início às 8h.

A programação, gratuita, contará com duas palestras e cinco estações de campo. Logo na abertura do evento, o pesquisador Cesar Botelho apresentará o tema “EPAMIG: 50 anos de pesquisa na cafeicultura”, na qual destacará as contribuições das pesquisas realizadas pela Empresa, que completa 50 anos no próximo mês de agosto, para a consolidação de Minas Gerais como o estado maior produtor de café do Brasil, país que é responsável por uma em cada três xícaras de café consumidas no mundo.

“Fizemos um apanhado das tecnologias para a cafeicultura desde a criação do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), no começo da década de 1970, quando poucas instituições realizavam pesquisa sobre cafés e existia uma urgência de ações para o manejo e o enfrentamento da ferrugem do cafeeiro”, aponta o pesquisador.

Nesses 50 anos, a EPAMIG conduziu e participou de diversos projetos de pesquisa para o melhoramento genético, desenvolvimento de novas cultivares, controle de pragas e doenças, fertilidade e nutrição de plantas. “É uma coisa pouco mencionada, mas a EPAMIG teve um papel muito relevante na difusão de cultivares tradicionais, como as Catuaís, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Revisitamos um pouco destas histórias e homenageamos alguns de nossos colegas e ex-colegas de EPAMIG, que contribuíram para o desenvolvimento de tantas dessas tecnologias”, detalha Cesar.

A história do Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso, que sempre foi ligado à cafeicultura, e que hoje abriga os vinhedos de cultivo de inverno da EPAMIG também será destacada na apresentação. O trabalho em melhoramento genético, resultou em cultivares de café que vêm alcançando grandes resultados em qualidade e produtividade, como é o caso da MGS Paraíso 2.

Dinâmicas de Campo

Em campo, Cesar Botelho conduzirá a estação “Cultivares para o Sul e Sudoeste de Minas Gerais”, na qual apresentará os principais resultados do projeto, desenvolvido em parceria com a Cooxupé, para a validação de cultivares de café com melhor desempenho para região.

O pesquisador da EPAMIG Denis Nadeleti e a bolsista de pós-doutorado Fapemig/ EPAMIG Maísa Mancini trarão o tema “Preparo de lotes para o concurso de qualidade de café”. As demais estações vão abordar qualidade do solo e controle de pragas, A programação conta ainda com a palestra “Fatores das altas produtividade na cafeicultura”, que será apresentada pelo consultor Eder Carvalho Sabdy.

PROGRAMAÇÃO

As inscrições poderão ser feitas no local, no dia do evento. Mais informações (35) 3531-1496, cesp@epamig.br.

Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso – Estrada Via Guardinha, Km 12,5 – Distrito de Guardinha.

ARTIGOS RELACIONADOS

EPAMIG integra primeiro instituto brasileiro de pesquisa em olivicultura e azeite

Rede será composta por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

EPAMIG e UFLA realizam 1º Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas em Minas Gerais

Evento gratuito e presencial ocorre em Lavras (MG), no dia 8 de março, a partir das 8h, e contará com degustação de receitas como bombom de arroz.

EPAMIG e UFLA realizam pré-lançamento de nova cultivar de arroz de terras altas

Evento gratuito ocorre em Lavras, em 27/3, onde serão discutidas possibilidades de plantio intercalado do grão com culturas como café e frutas

Publicação da EPAMIG aborda a prevenção de geadas na cafeicultura

Diante do cenário de risco gerado pelas geadas à cafeicultura nacional, a EPAMIG apresenta o Boletim Técnico Fundamentos e prevenção da geada na cafeicultura brasileira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!